Agora

Fumar ao volante ou dirigir de salto alto dá multa ao motorista

Detran de SP lista atos do dia a dia no trânsito que podem doer no bolso e somar pontos na CNH

- FÁBIO PESCARINI

O Detran-sp listou uma série de infrações de trânsito inusitadas para a maioria dos motoristas como alerta, já que as multas voltaram a crescer no estado de São Paulo nos oito primeiros meses de 2021. Elas passaram de aproximada­mente 876 mil, de janeiro a agosto de 2020, para 904 mil agora, no mesmo período.

Em 2019, antes da pandemia, foram quase 1,5 milhão de autuações.

Fumar está entre as infrações citadas. Além do prejuízo para a saúde, ele pode pesar no bolso do motorista. Uma bituca acesa, ainda mais nestes tempos de seca e baixa umidade do ar, pode provocar queimadas —o estado de São Paulo tem sofrido com incêndios em matas nos últimos dias. Mas para motoristas, há um outro risco desconheci­do para muitos, o de ser multado por fumar ao volante, que rende quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitaçã­o) e pagamento de R$ 130,16.

Outra infração que passa despercebi­da por quem está ao volante é o calçado inadequado. O salto alto, por exemplo, não deve ser utilizado para dirigir, pois é um sapato que não se firma nos pés e pode compromete­r a utilização dos pedais. Isso também vale para o chinelo. A multa para essa infração é R$ 130,16, além de quatro pontos na CNH.

“No trânsito, todo cuidado é pouco. Além de ter a atenção voltada para a via, o motorista deve sempre adotar uma conduta de educação e ética, para que tenhamos uma situação mais segura para condutores e pedestres”, diz Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran-sp.

“Algumas atitudes atípicas podem se tornar uma infração que em muitas ocasiões são desconheci­das pelos motoristas”, afirma o diretor.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil