Agora

Saiba aumentar a renda com a revisão do melhor benef ício

Aposentado­s têm até dez anos, a partir do primeiro pagamento, para pedir uma correção ao INSS

- ANA PAULA BRANCO

Aposentado­s há menos de dez anos têm direito de pedir a revisão do seu processo de aposentado­ria para tentar aumentar sua renda mensal. Porém, é preciso se certificar, com a devida documentaç­ão, de que há direito a uma correção.

Quem cumpriu uma regra mais vantajosa do que a aplicada no cálculo de concessão pode pedir o recálculo da RMI (Renda Mensal Inicial) ao INSS para a revisão do melhor benefício. Por lei, o instituto previdenci­ário tem o dever de conceder o benefício de condição mais vantajosa ao segurado.

É o caso de um trabalhado­r que se aposentou após a reforma da Previdênci­a entrar em vigor, em 13 de novembro de 2019, mas já havia cumprido as exigências para se aposentar antes dessa data.

Para um segurado que trabalhava com atividades insalubres, há chances de obter um cálculo melhor da aposentado­ria especial, que sofreu importante­s mudanças em suas regras.

Já para quem ficou meses na fila do INSS, esperando a concessão da aposentado­ria, vale a pena ficar atento se, neste período, não atingiu outra regra mais vantajosa do que a usada no cálculo do atual benefício.

O profission­al que continuou trabalhand­o e contribuin­do com o INSS enquanto aguardava na fila pode incluir, em alguns casos, esse período para receber uma renda maior.

Após a aposentado­ria, o primeiro passo para conferir se tem chances de uma correção é verificar a carta de concessão do benefício.

O documento detalha o tipo de aposentado­ria concedida, traz a lista de salários considerad­os no cálculo e os que foram desconside­rados, o índice de correção e o valor corrigido.

O aposentado deve olhar com atenção se seus dados pessoais e as informaçõe­s da sua vida trabalhist­a estão corretas. Vale comparar com as anotações das carteiras de trabalho e os carnês de contribuiç­ão.

“Tem que conhecer as regras previdenci­árias para saber se atingiu alguma melhor do que a aplicada e fazer os cálculos”, afirma a advogada Priscila Arraes.

A revisão deve ser solicitada pelo app ou site Meu INSS e todos os documentos que comprovem que o INSS errou na concessão devem ser apresentad­os.

Se a renda for corrigida, serão pagos também os valores atrasados desde o requerimen­to do benefício ou dos últimos cinco anos antes da revisão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil