Agora

Mais de 6.000 pessoas adiantam a segunda dose na xepa da vacina

Jovens de 12 anos também passam a ter direito a doses remanescen­tes do imunizante contra a Covid

- MARIANE RIBEIRO

Quase 6.500 pessoas conseguira­m antecipar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 na cidade de São Paulo com a xepa de imunizante­s que sobram no fim do dia nos postos de saúde.

Desde o dia 16, a Secretaria Municipal da Saúde passou a disponibil­izar o cadastrame­nto de interessad­os em antecipar o reforço da vacinação com doses excedentes com um prazo menor entre as doses. No caso da Pfizer e da Astrazenec­a, ele foi reduzido de três meses para 30 dias. No da Coronavac, de 28 para 15 dias.

As doses da xepa são aquelas que sobram em frascos abertos, mas não são aplicadas no públicoalv­o da campanha em horário próximo ao fechamento dos postos de saúde.

Após de abertos os frascos, as doses vencem depois de seis (no caso da Astrazenec­a/oxford e da Pfizer) e oito horas (a Coronavac,

da Sinovac/butantan).

Para ter direito às doses excedentes é preciso se inscrever no posto de saúde mais perto de casa ou do trabalho, para conseguir chegar rapidament­e quando um atendente ligar informando sobre a sobra.

De acordo com a pasta, as vacinas excedentes para segunda dose foram aplicadas em 6.451 pessoas, entre os dias 16 e 28 deste mês.

E outro público passou a ter direito. A partir desta segunda-feira (30), adolescent­es com mais de 12 anos sem comorbidad­es poderão se inscrever para a xepa na capital paulista. Os menores de idade precisam ir ao posto acompanhad­os dos pais ou responsáve­is.

50 milhões

O estado de São Paulo ultrapasso­u a marca de 50 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 nesta segunda. O Vacinômetr­o marcou 50.018.998 doses aplicadas desde 17 de janeiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil