Agora

Mulheres conquistam o inédito sexto ouro

Sétimo dia das Paralimpía­das tem 4 medalhas na natação, 2 delas com a pernambuca­na Carol Santiago, e 3 no atletismo

-

Com sua segunda medalha de ouro nos Jogos Paralímpic­os de Tóquio, nesta terça-feira (31), a nadadora Carol Santiago obteve o sexto título das atletas brasileira­s no Japão, maior número já registrado pela delegação feminina do país numa edição.

Além das duas medalhas douradas de Carol, o Brasil já subiu ao lugar mais alto do pódio com Beth Gomes (lançamento do disco), Alana Maldonado (judô), Mariana D’andrea (halterofil­ismo) e Silvânia Costa (salto em distância). Em 1984 e 2000, foram cinco medalhas de mulheres brasileira­s.

Após a conquista do centésimo ouro do Brasil na história dos Jogos, com Yeltsin Jacques nos 1.500 m classe T11, que abriu o sétimo dia de disputas em Tóquio, Carol Santiago fez o país igualar as 14 medalhas douradas obtidas no Rio2016 ao vencer os 100 m livre classe S12. O recorde são as 21 de Londres-2012.

Carol também participou do revezament­o 4 x 100 m livre misto 49 pontos que levou a prata. Assim, ela chegou à sua quarta medalha em Tóquio, bem como Gabriel Bandeira, segundo colocado nos 200 m medley classe S14 (veja abaixo).

Raíssa Machado também foi prata, no lançamento do dardo classe F56. Houve ainda os bronzes da nadadora

Mariana Gesteira nos 100 m livre S9 e de Jardênia Barbosa da Silva nos 400 m T20.

Com mais sete pódios, o Brasil soma 42 medalhas em Tóquio: 14 ouros, 11 pratas e 17 bronzes, na sexta posição do quadro geral.

Centésimo ouro

Ainda na noite de segunda (30) no Brasil, Yeltsin Jacques, 29, conquistou a centésima medalha de ouro do país em Jogos Paralímpic­os. Ele foi o campeão dos 1.500 m da classe T11 (atletas cegos) e quebrou o recorde mundial com 3min57s60.

O sul-mato-grossense, único ao lado de Carol Santiago com dois ouros em Tóquio, volta a correr na maratona, no próximo sábado (4), às 18h50 (de Brasília).

Outros resultados

A seleção de futebol de 5 goleou a França por 4 a 0 na última partida da fase de grupos e segue na busca pelo quinto ouro. A semifinal será nesta quinta (2), às 7h30 contra Marrocos.

Já a seleção masculina de goalball bateu a Turquia por 9 a 4 pelas quartas de final e encara a Lituânia às 5h45 de quinta (2), nas semifinais.

A equipe masculina de vôlei sentado foi derrotada por 3 sets a 1 pela Alemanha, mas conseguiu avançar às semifinais contra o Comitê Paralímpic­o Russo, quinta (2), às 6h30. (Folha)

é coordenado­r- assistente do Vencer

 ?? Ivan Alvarado/reuters Mundo Olímpico Claudinei Queiroz ?? Carol Santiago compete nos 100 m estilo livre na classe S12, prova na qual ela conquistou sua segunda medalha de ouro nos Jogos Paralímpic­os de Tóquio, ajudando a bater o recorde de conquistas das mulheres
Ivan Alvarado/reuters Mundo Olímpico Claudinei Queiroz Carol Santiago compete nos 100 m estilo livre na classe S12, prova na qual ela conquistou sua segunda medalha de ouro nos Jogos Paralímpic­os de Tóquio, ajudando a bater o recorde de conquistas das mulheres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil