Agora

DESTAQUE DO DIA Capital paulista vai usar Pfizer para 3ª dose a partir do dia 15

Secretário disse que imunização de idosos começa na segunda (6) com a vacina que tiver no posto

- FÁBIO PESCARINI

A cidade de São Paulo vai usar somente vacina da Pfizer contra a Covid-19 para terceira dose em idosos com 90 anos ou mais a partir de 15 de setembro. A imunização começa nesta segunda-feira (6) e, segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, por enquanto os postos abrem com o imunizante contra a Covid-19 que estiver disponível na hora.

“Quando [o Ministério da Saúde] mandar o lote deles, em 15 de setembro, daí a gente só vai usar a Pfizer”, afirmou ao Agora.

O titular da pasta da saúde da gestão Ricardo Nunes (MDB) admite que as pessoas podem esperar a chegada do lote da Pfizer. “Paciência, mas não tem problema, pois é pouca gente [a partir de 90 anos]”, afirmou Aparecido.

O início da vacinação da terceira dose em idosos, para 6 de setembro, foi anunciado na semana passada pelo governador João Doria (PSDB), no mesmo dia em que o ministro Marcelo Queiroga disse que o calendário nacional começaria em 15 de setembro.

Aparecido criticou a disputa política entre governos. “Pela primeira vez houve uma orientação do ministério, sempre foi aquele vazio”, afirmou. “Aí fica essa briga, só atrapalha”, disse.

Segundo o Ministério da

Saúde, apenas vacinas da Pfizer e da Astrazenec­a serão usadas neste reforço. Ele excluiu a chinesa Coronavac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, do governo estadual.

Na última quarta-feira, ao detalhar o calendário, integrante­s do governo estadual defenderam o uso da Coronavac como terceira dose, na contramão do posicionam­ento do governo federal.

A exclusão da Coronavac faz parte de uma nota técnica emitida pelo governo federal. Em seu parecer, o Ministério da Saúde afirma que a Coronavac pode produzir maior resposta imune quando combinada com uma terceira dose baseada em outra tecnologia.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Agente de saúde aplica a terceira dose da vacina em Fortunata Maria Souza, 91, em Santo André, acamada por causa de complicaçõ­es de Alzheimer
Rivaldo Gomes/folhapress Agente de saúde aplica a terceira dose da vacina em Fortunata Maria Souza, 91, em Santo André, acamada por causa de complicaçõ­es de Alzheimer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil