Agora

Mortes por Covid caem 79% no Brasil

-

Apesar da forte queda no número de mortes pelo novo coronavíru­s nos últimos meses, o Brasil é um dos países que menos reduziram óbitos ao longo de 2021, na comparação com outras nações que também enfrentara­m momentos difíceis na pandemia.

Do lado positivo, houve neste ano no Brasil uma redução maior do que a que ocorreu entre julho e dezembro de 2020, quando os números pareciam apontar para o fim da pandemia — até a chegada da variante gama, surgida no Amazonas, e da maior crise de saúde que o país viveu.

Agora, o Brasil tem a seu favor a campanha de vacinação, que já atingiu 64% dos brasileiro­s com ao menos uma dose. Na comparação com o pico da pandemia de 2021, em 12 de julho, a média móvel de mortes do dia 30 era 79% menor.

A reportagem analisou dados de 15 países entre os recordista­s de mortes (em números absolutos ou proporcion­ais à população). São eles: Brasil, Itália, Bélgica, Franca, Reino Unido, Israel, Eslováquia, EUA, Líbano, México, Portugal, Croácia,

República Tcheca, Bósniaheze­rgovina e Alemanha.

Somente Bélgica e Croácia tiveram uma queda menor nas mortes, quando considerad­os o pico da pandemia neste ano e a média registrada 140 dias depois.

Nos demais países, como EUA, Alemanha, Itália, Portugal, México e República Tcheca, as reduções passam de 84%. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil