Agora

Com média de 7 afogamento­s por dia, bombeiros reforçam efetivo

Serão 800 guarda-vidas no litoral paulista neste feriadão da Independên­cia, 310 a mais que o normal

- MARIANE RIBEIRO

Com média de sete ocorrência­s de afogamento por dia, as praias do litoral paulista contarão com um reforço de 310 guarda-vidas para proteger os banhistas no feriado de 7 de setembro.

Assim, o efetivo, que normalment­e é de 490 pessoas, passará para 800 profission­ais para orientar e socorrer as pessoas que decidirem aproveitar o feriado em uma das praias do estado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, já foram registrada­s 1.777 ocorrência­s de afogamento no litoral paulista, entre janeiro e agosto deste ano, e 36 óbitos. No mesmo período do ano passado, foram 1.422 afogamento­s e 37 óbitos, o que aponta um aumento de 25% no número de ocorrência­s. A grande maioria das vítimas de afogamento são homens entre 16 e 18 anos, da Região Metropolit­ana de São Paulo.

A decisão de aumentar o número de guarda-vidas foi tomada em virtude de este 7 de setembro ser o primeiro feriado sem restrições por causa da pandemia e as autoridade­s estarem esperando que um grande número de pessoas desça para as cidades do litoral.

Para ajudar a conscienti­zar a população sobre os riscos de afogamento, o Corpo de Bombeiros, em parceria com a Secretaria de Transporte­s Metropolit­anos,

montou uma ação no Terminal Jabaquara, na zona sul, nesta sexta-feira (3).

O local foi escolhido por ser uma das principais rotas para quem quer ir para as cidades da Baixada Santista, por exemplo. A ação acontecerá novamente neste sábado (4), das 10h às 13h.

“Montamos um cenário com guarda-sol, cadeirão, equipament­os usados para salvamento­s e bonecos para fazermos demonstraç­ões de como socorrer uma pessoa afogada. Estamos entregando panfletos e revistas e conversand­o com as pessoas para tirar dúvidas e alertar sobre os principais perigos”, explica o capitão Paulo Sérgio dos Santos, do Comando de Bombeiros do Interior.

Ele aponta que 70% dos afogamento­s registrado­s são de pessoas que não moram no litoral. “As pessoas que vêm de outras cidades não conhecem os riscos e os locais mais perigosos.”

A diarista Marli Soares, 45 anos, foi uma das pessoas que passava pelo terminal quando viu a ação. “Estou indo para a praia neste feriado e achei ótimo receber essas dicas”, disse.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros faz simulação de salvamento por afogamento durante ação no Terminal Jabaquara, na zona sul da capital paulista; estado teve 1.77 ocorrência­s neste ano e 36 óbitos
Rivaldo Gomes/folhapress Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros faz simulação de salvamento por afogamento durante ação no Terminal Jabaquara, na zona sul da capital paulista; estado teve 1.77 ocorrência­s neste ano e 36 óbitos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil