Agora

Talibã permite ato e namora potências

-

No dia em que cantou a vitória contra o último bolsão de resistênci­a no Afeganistã­o, o grupo extremista Talibã fez sinais de moderação à comunidade internacio­nal. Os talibãs, que retomaram o poder no dia 15 de agosto, permitiram duas coisas inimagináv­eis no seu governo de 1996 a 2001: um protesto de mulheres e um jogo de críquete.

Tais atitudes são vistas com desconfian­ça ante os vários relatos de perseguiçõ­es a adversário­s e à suspeita de que o grupo está jogando para a plateia sobre direitos humanos.

No caso, a plateia é a comunidade internacio­nal, que dá sinais de acomodação. Na primeira fila do cortejo está a China, potência que desde antes da retomada do poder já havia dado apoio ao grupo.

Mas até a Europa se mexeu. Nesta sexta (3), a União Europeia engrossou o coro de que é necessário diálogo com os novos governante­s em Cabul. Não se trata, claro, de reconhecim­ento diplomátic­o ainda.

“Para apoiar a população afegã, nós teremos de nos engajar com o novo governo”, disse o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, durante encontro de chancelere­s do bloco na Eslovênia. (Folha)

Grupo extremista dá sinal de moderação à comunidade internacio­nal

 ?? Aamir Qureshi/afp ?? Soldado afegão diante de plateia em jogo de críquete permitido para mostrar moderação
Aamir Qureshi/afp Soldado afegão diante de plateia em jogo de críquete permitido para mostrar moderação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil