Agora

Ibirapuera lota, tem movimento de verão e fila de 1h30 por bike

Devido à demanda, novo serviço do parque vai ampliar quantidade de bicicletas de 227 para 600

- ROBERTO DE OLIVEIRA

Teve piquenique em família sob a sombra fresca das árvores, meninas de biquíni deitadas em cangas estendidas na grama e paulistano­s com seus inseparáve­is cachorros.

Sobretudo, muita gente andando de bike no sábado (4) quente, no oparque Ibirapuera. A maioria dos frequentad­ores usava máscara de proteção.

Foi o primeiro fim de semana de estreia do Ibirabike, novo serviço para aluguel de bicicletas. A procura foi alta. Por volta das 14h30 deste sábado, ao menos cem pessoas estavam na fila à espera de uma bike que se encaixasse no seu perfil.

Hoje, a frota é composta por 227 bicicletas divididas em cinco modelos: individual, triciclo infantil, adulto, família e as “handbikes”, destinadas a pessoas com deficiênci­a.

O preço varia de R$ 10 (individual) a R$ 20 (triciclo família) por hora. As bikes estão distribuíd­as em cinco pontos espalhados pelo parque, mas o localizado no portão 4 é, até o momento, o único que aceita pagamento também em dinheiro e Pix, além de cartão.

Talvez por isso o lugar tenha sido o mais disputado, além de ser uma das principais entradas do parque.

A doméstica Ana Paula da Silva, 25 anos, moradora de Pinheiros (zona oeste da capital), alugou quatro bikes para atender ao filho, ao sobrinho, à irmã e ao irmão. “Nossa, achei que tem gente demais no Ibirapuera!”, falou. “Parece que todo o mundo estava louco para sair de casa e vir para o parque dar uma pedalada ao ar livre.”

“É uma sensação muito gostosa, mas antes disso tive que esperar por mais de uma hora para conseguir alugar. Penso que eles vão melhorar o serviço ao longo do tempo, né?”, questionou.

Supervisor de esportes da Urbia, a empresa gestora do parque, Marcelo Cintra, 43 anos, também se disse surpreso com tamanha procura. Ele avisa que o serviço de aluguel funciona diariament­e, das 8h às 19h —o usuário pode devolver a bicicleta até as 20h— e que existe um projeto para agilizar o aluguel das bikes por meio de aplicativo. Outra iniciativa será ampliar o número de bikes para aluguel. A partir do mês que vem, serão 600. (Folha)

 ?? Adriano Vizoni/folhapress ?? Público aproveita, no sábado (4), o primeiro dia do feriado prolongado da Independên­cia no parque Ibirapuera, na zona sul da capital; foi o primeiro fim de semana de novo serviço para aluguel de bikes
Adriano Vizoni/folhapress Público aproveita, no sábado (4), o primeiro dia do feriado prolongado da Independên­cia no parque Ibirapuera, na zona sul da capital; foi o primeiro fim de semana de novo serviço para aluguel de bikes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil