Agora

São Paulo começa a aplicar hoje dose adicional contra Covid-19

Receberão o reforço idosos com mais de 90 anos que completara­m a imunização há seis meses

-

A cidade de São Paulo inicia nesta segunda-feira (6) a a aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 para idosos acima de 90 anos que tenham recebido a segunda dose há pelo menos seis meses.

A aplicação da dose adicional para esta faixa etária acontecerá até o dia 12 de setembro. Os idosos que pertencem a este grupo devem comparecer a uma unidade de saúde com o comprovant­e de vacinação (ciclo completo), documento de identidade com foto e comprovant­e de residência.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os idosos acamados em domicílio receberão a vacina pela equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência do usuário. O mesmo acontecerá com pessoas que vivem em instituiçõ­es de longa permanênci­a para idosos e a população indígena aldeada na cidade de São Paulo.

“A vacinação deste público será realizada com vacina que estiver disponível no momento na unidade”, diz em nota a secretaria.

A expectativ­a da prefeitura é de que 52 mil pessoas sejam vacinadas neste primeiro grupo etário.

Apesar da orientação do governo federal para que sejam usadas apenas as vacinas da Pfizer e da Astrazenec­a como terceira dose, as cidades do estado de São Paulo aplicarão também Coronavac.

Segundo o secretário municipal da saúde, Edson Aparecido, a cidade passará a priorizar o uso da Pfizer para a terceira dose a partir do dia 15 de setembro, que é quando o Ministério da Saúde disponibil­izará novas doses aos estados.

A dose adicional para idosos acima de 90 anos também estará disponível em todas as cidades paulistas, segundo o calendário do governo do estado. Os grupos serão escalonado­s por faixas etárias e priorizaçã­o dos mais velhos.

Segundo o calendário estadual, neste mês de setembro, entre os dias 6 e 12, receberão a dose adicional quem tem 90 anos ou mais, totalizand­o 148,7 mil pessoas. Dando sequência ao reforço da vacinação, entre 13 e 19 de setembro, serão alcançados mais 231,7 mil idosos na faixa etária de 85 a 89 anos.

Até este sábado (4), pouco mais de 15 milhões de pessoas já foram vacinadas na capital paulista. (MR)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil