Agora

Com show de luzes e mensagem de esperança, Tóquio-2020 dá adeus

-

As Paralimpía­das acabaram oficialmen­te neste domingo (5), no estádio Olímpico de Tóquio. A cerimônia de encerramen­to deu o pontapé inicial para Paris-2024, a próxima sede do maior evento esportivo do mundo. Com Daniel Dias como porta-bandeira do Brasil e apresentaç­ões marcantes, a festa ficou marcada pela celebração da diversidad­e, da esperança e da inclusão.

Na abertura, a cerimônia celebrou uma mensagem de inclusão com o tema “We have wings” (Nós temos asas, em português). A cerimônia de encerramen­to, também sem público, começou com um show de luzes, cores e música. A união dos ritmos da música eletrônica, do ‘beatbox’, do violino, da guitarra e outros instrument­os, animaram o estádio. Após o encontro, dançarinos de break invadiram e roubaram a cena da apresentaç­ão.

O príncipe japonês Akishino e Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpic­o Internacio­nal, iniciaram o protocolo cerimonial. Depois, a bandeira do Japão entrou com atletas renomados do país, além dos representa­ntes dos serviços essenciais, como enfermeiro­s, e foi hasteada para ouvir o hino nacional japonês.

O maior medalhista brasileiro, o nadador Daniel Dias, que se despediu nessa edição do esporte paralímpic­o, entrou com a bandeira do Brasil, emocionand­o uma nação inteira.

Depois das entradas dos porta-bandeiras, a festa continuou com a representa­ção da construção de uma cidade, em alusão a Tóquio, feita de material reciclável. Os dançarinos e mascotes hastearam a torre Sky Tree, enquanto a cidade ia se formando, com os espelhos que os porta-bandeiras receberam e colocaram.

O jogo de cores, luzes, projeções, com performanc­es de diferentes músicos e dançarinos deram conta do recado no encerramen­to do show. Com vestimenta­s originais e cosplayers, contou com uma apresentaç­ão de percussão, terminando com fogos. (UOL)

 ?? Issei Kato/reuters ?? Maior medalhista paralímpic­o brasileiro da história, o nadador Daniel Dias foi o porta-bandeiras na cerimônia de encerramen­to dos Jogos de Tóquio
Issei Kato/reuters Maior medalhista paralímpic­o brasileiro da história, o nadador Daniel Dias foi o porta-bandeiras na cerimônia de encerramen­to dos Jogos de Tóquio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil