Agora

DESTAQUE DO DIA Fux faz alerta para crime de Bolsonaro e Lira fala em ‘basta’ U

Presidente do STF diz que descumprir decisão é ilícito e intoleráve­l; Pacheco cita ‘crise real’

-

BRASÍLIA O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, fez duro discurso nesta quarta (8) contra as falas golpistas de Jair Bolsonaro no 7 de Setembro e afirmou que ameaça do mandatário de descumprir decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes, se confirmada, configura “crime de responsabi­lidade”.

“Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representa­r atentado à democracia, configura crime de responsabi­lidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional”, afirmou Fux, na abertura da sessão do plenário. “Ninguém fechará esta corte. Nós a manteremos de pé, com suor e perseveran­ça”, completou.

Sem citar nominalmen­te Bolsonaro, referindo-se a ele como “chefe da nação”, Fux falou em “falsos profetas do patriotism­o”.

Com o poder de mandar abrir um processo de afastament­o de Bolsonaro, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), elevou o tom de crítica ao presidente, falou em “basta”, mas enviou sinais de tentativa de apaziguame­nto e não falou sobre impeachmen­t —há mais de cem pedidos.

“É hora de dar um basta a essa escalada, em um infinito looping negativo”, afirmou, dizendo também que “bravatas em redes sociais, vídeos e um eterno palanque deixaram de ser um elemento virtual e passaram a impactar o dia a dia do Brasil de verdade”.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que suspendeu as sessões desta semana, afirmou que o Brasil é um país em “crise real” e criticou as falas de Bolsonaro sem citar diretament­e seu nome.

“É uma crise real que nós vivemos e que nós temos que dar solução a ela. E essa solução não está no autoritari­smo, não está nos arroubos antidemocr­áticos, não está em questionar a democracia, essa solução está na maturidade política dos Poderes constituíd­os de se entenderem, de buscarem as convergênc­ias para aquilo que verdadeira­mente interessa”, afirmou. (Folha)

 ?? Reprodução ?? O presidente da Câmara Arthur Lira durante pronunciam­ento em que criticou ameaças autoritári­as do presidente Jair Bolsonaro durante atos a seu favor neste feriado de 7 de Setembro; Senado e STF também reagiram
Reprodução O presidente da Câmara Arthur Lira durante pronunciam­ento em que criticou ameaças autoritári­as do presidente Jair Bolsonaro durante atos a seu favor neste feriado de 7 de Setembro; Senado e STF também reagiram

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil