Agora

DESTAQUE DO DIA Bolsonaro recua de ataques e diz que não quis agredir Poderes

Presidente atribui palavras a ‘calor do momento’; mudança de tom desagrada bolsonaris­tas

-

BRASÍLIA Dois dias depois de atacar o STF (Supremo Tribunal Federal) com ameaças golpistas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) divulgou nota nesta quinta (9) na qual recua e afirma que não teve “nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes”.

Bolsonaro passou os últimos dois meses com seguidos ataques ao STF e xingamento­s a alguns de seus ministros como estratégia para convocar seus apoiadores para os atos do 7 de Setembro, quando repetiu as agressões e fez uma série de ameaças à corte e a seus integrante­s.

Os principais alvos de Bolsonaro sempre foram os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, esse último também presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No 7 de Setembro, porém, buscou emparedar o presidente do STF, Luiz Fux.

Nesta quinta, Bolsonaro disse que suas palavras, “por vezes contundent­es, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum”. Ele disse reiterar seu “respeito pelas instituiçõ­es da República, forças motoras que ajudam a governar o país”.

Antes da divulgação da nota, Bolsonaro conversou por telefone com Moraes. A ligação foi mediada por Michel

Temer (MDB), responsáve­l pela indicação de Moraes ao STF quando estava na presidênci­a.

Temer desembarco­u em Brasília pela manhã e voltou para São Paulo no final da tarde. Ele ajudou a redigir a nota com mudança de tom de Bolsonaro. O responsáve­l por intermedia­r a conversa foi o Advogadoge­ral da União, Bruno Bianco. Também participar­am os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo). (Folha)

 ?? Marcos Correa/divulgação ?? O presidente Jair Bolsonaro com o ministro da Economia Paulo Guedes; com ajuda de Temer, recuou de ameaças e elogiou Alexandre de Moraes
1
2
3
4
5
Marcos Correa/divulgação O presidente Jair Bolsonaro com o ministro da Economia Paulo Guedes; com ajuda de Temer, recuou de ameaças e elogiou Alexandre de Moraes 1 2 3 4 5

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil