Agora

Vacina da Astrazenec­a para 2ª dose acaba nos postos de SP

Dos 550 locais abertos ontem, só 20 tinham o imunizante no fim da tarde; problema continua hoje

- MARIANE RIBEIRO

Quase todos os postos de vacinação da cidade de São Paulo ficaram nesta quintafeir­a (9) sem a vacina contra a Covid-19 da Astrazenec­a para segunda dose.

Segundo o site “De Olho na Fila”, serviço desenvolvi­do pela Prefeitura de São Paulo para mostrar a situação dos postos e se há vacina para segunda dose, por volta das 17h desta quinta, apenas 20 dos 550 locais abertos tinham o imunizante. Ou seja, o reforço era disponibil­izado em 3,6% das unidades.

O problema ocorre também com vacina da Pfizer para segunda dose na capital, mas em menor número.

Conforme apurou a reportagem, o problema deve permanecer nesta sexta (10) na cidade de São Paulo.

A falta do imunizante fez com que muitas pessoas peregrinas­sem por unidades de saúde em busca da segunda dose. O redator Raul Ignácio Arriaga, de 56 anos, é um deles. Ele foi à UBS onde tinha tomado a primeira dose da vacina e depois de pegar a fila ouviu da atendente que não tinha doses da Astrazenec­a.

“Fui à UBS do Patriarca (centro), perto da prefeitura. Quando cheguei lá, a moça disse que não tinha Astrazenec­a e que também não tinha previsão de chegada. Ainda perguntei se ela sabia se tinha em alguma outra unidade próxima, mas ela não soube me explicar.”

Esta não é a primeira vez que faltam vacinas na capital paulista. Em junho, a Secretaria Municipal da Saúde precisou interrompe­r a vacinação, das duas doses no dia 21. Ela só foi retomada no dia seguinte com o envio de novos lotes pelo governo estadual.

A cidade de São Paulo está vacinando com primeira dose jovens a partir de 12 anos. Das 844 mil crianças e adolescent­es que podem ser imunizadas contra a Covid-19, cerca de 523,6 mil haviam sido vacinadas até às 13h de quarta-feira (8), ou seja, 62% do total.

Também estão sendo aplicadas a terceira dose em idosos a partir de 90 anos. Por enquanto, essas pesso as estão sendo imunizadas com a vacina que tiver no posto. Mas a partir do dia 15, serão aplicadas apenas Pfizer para o reforço.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil