Agora

Municípios adiam aplicação do reforço

-

Oito cidades da Grande São Paulo optaram por suspender até o dia 15 de setembro a aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19. A decisão anunciada pela Prefeitura de Taboão da Serra tem como motivo a divergênci­a sobre qual marca do imunizante usar para a dose de reforço.

Em nota, a cidade diz que a entrega de mais doses do imunizante da Pfizer por parte do Ministério da Saúde está prevista para o próximo dia 15. Os outros municípios que aderiram ao movimento foram Embu das Artes, Itapeceric­a da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu Guaçu, Cotia e Vargem Grande Paulista.

“Caso os imunizante­s não sejam entregues até a data, a Secretaria Municipal de Saúde seguirá a orientação do governo estadual e fará a aplicação das doses de reforço com o imunizante Coronavac”, escreve, em nota.

O impasse surge, pois a gestão João Dória (PSDB) autorizou, além das demais marcas, o uso da vacina Coronovac para a dose de reforço, enquanto o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a imunização deveria ser feita preferenci­almente com a Pfizer.

Em Taboão da Serra, por exemplo, a terceira dose estava programada para começar na última quarta-feira (8), iniciando pelos idosos com mais de 90 anos.

Por outro lado, algumas cidades estão aplicando a Coronovac como terceira dose. Atualmente, os idosos são o grupo prioritári­o.

No interior, Bauru, Sorocaba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto já estão aplicando o imunizante do Instituto Butantan. Ainda na região, Campinas dará início à dose de reforço com a Coronovac no sábado (11), sendo que o público de acamados será o primeiro.

Em nota, a gestão João Doria (PSDB), por meio da Secretaria de Estado da Saúde, critica a não aplicação das terceiras doses.

“Os oito municípios citados têm, juntos, cerca de 4 mil doses de vacinas contra Covid-19 ‘paradas’ que já poderiam estar em uso para aplicação da dose adicional, reforçando a proteção dos idosos contra a doença”, diz a nota. (LC)

 ?? Rubens Cavallari - 6.fev.21/folhapress ?? Aplicação de vacina em drive-thru em Santo André, que antecipou a 3ª dose
Rubens Cavallari - 6.fev.21/folhapress Aplicação de vacina em drive-thru em Santo André, que antecipou a 3ª dose

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil