Agora

Postos de SP exigem aval do marido para colocação de DIU

Prefeitura da capital afirma que exigência não deveria ser feita e diz que vai reorientar as UBSS

- VICTORIA DAMASCENO

Postos de saúde da cidade de São Paulo exigem o consentime­nto do marido para a inserção do DIU (dispositiv­o intrauteri­no) em mulheres casadas. Há pelo menos sete UBSS (Unidades Básicas de Saúde) no município que pedem a autorizaçã­o do cônjuge para por o DIU, método contracept­ivo de longa duração.

São elas: UBS Ferroviári­os, UBS Chácara Cruzeiro do Sul, UBS Jardim Santa Maria, UBS Vila Santana e UBS Cidade Tiradentes, na zona leste; UBS Carandiru, na zona norte; e UBS Vila Sônia, na zona oeste.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de São Paulo disse que a única exigência deveria ser o consentime­nto da paciente e que vai reorientar as unidades

Trompa

DIU da assinatura de ambos os parceiros. Pela lei, no entanto, a etapa do planejamen­to familiar só deve ser obrigatóri­a em casos de esteriliza­ção cirúrgica.

Nas UBSS Jardim Santa Maria e Carandiru, funcionári­os informaram que há situações em que é necessário consentime­nto do cônjuge, mas em outras não.

Resposta

A Casa de Saúde Santa Marcelina diz que é aplicado um termo que deve ser assinado pela paciente, e que não é exigido o consentime­nto do parceiro. Já a SPDM afirma que não há por parte da direção das unidades qualquer instrução para que seja requisitad­o o consentime­nto.

A Seconci-sp não respondeu à reportagem até a conclusão desta edição. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil