Agora

Quarterbac­k Tom Brady busca 8º título da NFL

- ALEX SABINO

Recordista, atleta de 44 anos vê equipes escalarem jovens na sua posição

Uma das imagens mais icônicas de Tom Brady é ele com as mãos na cabeça e expressão de choro, enquanto o dono do New England Patriots, Robert Kraft, levanta o troféu do Super Bowl. Nem o jovem quarterbac­k que tinha então 24 anos acreditava ter conquistad­o seu primeiro título da NFL, o campeonato profission­al de futebol americano.

Duas décadas mais tarde, o incrível é ele ainda ser o lançador campeão da liga e em busca do segundo troféu consecutiv­o pelo Tampa Bay Buccaneers.

“Eu ainda lanço a bola como se tivesse 24 anos”, disse Brady, 44, antes da partida de abertura da temporada, nesta quinta-feira (9), contra o Dallas Cowboys. A primeira rodada completa será neste domingo (12).

Quando ele era um novato e obteve o primeiro troféu, o Brasil ainda era tetracampe­ão de futebol, George W. Bush ocupava a presidênci­a dos Estados Unidos

e Donald Trump estava a três anos de se lançar como apresentad­or de TV, carreira que o faria depois entrar na política.

Mais velho jogador a conquistar o Super Bowl ao comandar o Buccaneers na final da última temporada contra o Kansas City Chiefs, Brady desafia também a lógica de sua posição. A tendência cada vez maior dos times é procurar gente jovem, atlética e que também saiba correr com a bola.

Caracterís­ticas que o marido da modelo brasileira Gisele Bundchen não possuía quando estava com 24, quanto mais aos 44.

A procura pela juventude tem como exemplo o fato de que pela primeira vez em 36 anos a NFL terá uma divisão em que os quarterbac­ks titulares na primeira rodada terão menos de 26 anos. Josh Allen, 25, do Buffalo Bills, é um dos candidatos a enfrentar Brady em um possível Super Bowl em fevereiro de 2022. Também estão na AFC Leste Tua Tagovailoa (23, Miami Dolphins), Mac Jones (23, New England Patriots) e Zach Wilson (22, New York Jets).

Também há em outras divisões: Trevor Lawrence (21, Jacksonvil­le Jaguars), Justin Fields (22, Chicago Bears), Justin Herbert (23, Los Angeles Chargers) e Trey Lance (21, San Francisco 49ers).

A maior ameaça à manutenção do reinado do Buccaneers também tem um lançador com menos de 26. O ataque do Kansas City Chiefs

é liderado por Patrick Mahomes, 25, campeão do Super Bowl de 2020 e derrotado na decisão de 2021.

“Toda grande história merece uma sequência”, disse Brady no vídeo da equipe. Se conseguir, será a segunda vez que um time (com o mesmo quarterbac­k) será campeão dois anos seguidos neste século. O primeiro foi a combinação New England Patriots-tom Brady, em 2003 e 2004.

Se Tom Brady fosse uma equipe da NFL, teria mais títulos de Super Bowl (sete) do que qualquer outro rival.

E é apenas a vontade de seguir ganhando que mantém em campo um jogador que tem a glória, o dinheiro e estabelece­u seu legado. Cinco vezes eleito o melhor jogador do Super Bowl e em três anos escolhido o mais valioso da liga, Brady tem fortuna avaliada em US$ 250 milhões (R$ 5,3 bilhões). Neste mês, foi escolhido como o melhor jogador da história da NFL pelo site The Athletic. (Folha)

 ?? Douglas P. Defelice - 14.ago.21/afp ?? Tom Brady durante partida da pré-temporada da NFL; quarterbac­k é considerad­o o maior jogador de todos os tempos e pode ampliar sua galeria
Douglas P. Defelice - 14.ago.21/afp Tom Brady durante partida da pré-temporada da NFL; quarterbac­k é considerad­o o maior jogador de todos os tempos e pode ampliar sua galeria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil