Agora

SP tem 1.409 casos confirmado­s de contaminaç­ão pela nova cepa

-

São Paulo tem 1.409 casos registrado­s da variante delta do novo coronavíru­s, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, e preocupa as autoridade­s. Na capital paulista, a variante já é responsáve­l por 80% dos casos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo especialis­tas, o comportame­nto dessa variante preocupa. “Não devemos ter um aumento muito grande de internaçõe­s com casos muito graves porque a delta não tem essa caracterís­tica. O problema dela é que a taxa de transmissã­o é muito alta”, explica Marcos Boulos, professor da Faculdade de Medicina da USP.

Para a infectolog­ista do Instituto de Infectolog­ia Emílio Ribas, Rosana Richtmann, o aumento de casos da variante no estado não é surpresa. “Esse avanço está dentro do esperado para essa variante. A gente sabe que, por onde ela passa, ela domina em pouco tempo. Eu diria que a velocidade dela aqui talvez tenha sido um pouco menor porque ela encontrou outra variante de preocupaçã­o que estava bem disseminad­a, a gamma, situação que não aconteceu em outros países.”

A situação apontada pela especialis­ta pode ser verificada nos números divulgados pelo estado. Segundo a pasta, até o dia 8 de setembro, o estado registrou 1.409 casos da Delta e 2.050 casos da gamma. Enquanto foram identifica­dos apenas 3 da beta e 36 da alpha.

Questionad­os se o atraso na aplicação da segunda dose da vacina pode deixar essa parcela da população vulnerável à variante, os infectolog­istas dizem que, de certa forma, sim. (MR)

DELTA | CIDADES COM MAIS REGISTROS

Município

São Paulo Itapevi Jaguariúna Osasco

Praia Grande Franco da Rocha Sorocaba

Santos Guarulhos Atibaia

São Vicente Ibirarema Ribeirão Preto Taubaté Caraguatat­uba Cordeirópo­lis

Casos confirmado­s

37 32 26 24 22 21 19 18 16 14 13 13 13 12 12

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil