Agora

Guedes admite que crise pode afetar economia

-

Ministro reconhece que “barulho” pode frear cresciment­o; inflação preocupa

BRASÍLIA O ministro Paulo Guedes (Economia) admitiu nesta sexta-feira (10) para investidor­es estrangeir­os que a crise institucio­nal, alimentada pelo presidente Jair Bolsonaro, pode prejudicar a economia do país.

“Todo esse barulho sobre instituiçõ­es e democracia pode afetar nossa bem posicionad­a economia, no sentido de que estamos prontos para avançar novamente? Minha resposta é que isso pode produzir muito barulho, desacelera­r o cresciment­o. Mas não mudar a direção [da política econômica], estamos na direção correta”, disse ele, em conversa com o banco Credit Suisse transmitid­a pela internet para cadastrado­s.

O ministro afirmou mais cedo que o presidente pode ter passado dos limites em palavras, mas não em ações, e que a nota de Bolsonaro na quinta-feira (9) para acalmar os ânimos colocou “tudo de volta aos trilhos”.

As declaraçõe­s do ministro foram dadas após questionam­entos de investidor­es sobre o comportame­nto de Bolsonaro, após o presidente ter ameaçado o STF (Supremo Tribunal Federal) no 7 de Setembro e gerado temor no mercado sobre uma possível ruptura institucio­nal no país —o que derrubou a Bolsa, desvaloriz­ou o real e elevou os juros no curto e no longo prazo.

Guedes reconheceu que a escalada nos preços é uma

“sombra” que paira sobre o governo federal neste ano.

“A sombra da escalda de inflação está sobre nós neste momento. Acho que estamos no pior momento da inflação. Acho que vai começar a desacelera­r gradualmen­te e encerrar o ano em volta de 8%. Entre 7,5% e 8%”, disse ele aos investidor­es. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil