Agora

Cinemas de SP começam mês com programaçã­o cheia e lançamento­s

‘Maligno’, do mesmo diretor de ‘Jogos Mortais’, e ‘A Última Floresta’ são destaques; confira a lista dos longas

- JAIRO MALTA

Com dez lançamento­s esta semana, os cinemas de São Paulo começam setembro com calendário de estreias cheio. O destaque é o terror “Maligno”, filme de James Wan, cineasta conhecido por “Invocação do Mal”, “Sobrenatur­al” e “Jogos Mortais”. Desta vez, ele invade o universo dos sonhos com pesadelos que, na verdade, são reais.

Inspirado na paralisia do sono, doença em que a pessoa fica incapacita­da temporaria­mente de se mover ou de falar, o longa põe a atriz Annabelle Wallis na pele de Madison Mitchell, personagem que fica paralisada após ter visões de cruéis assassinat­os.

A comédia francesa “O Bom Doutor” conta como entregador se tornou médico por acidente. Outro que aposta no romance é Kong “Suk suk - Um Amor em Segredo”, filme exibido no festival de Berlim.

O brasileiro “Um Casal Inseparáve­l” também está na lista (leia mais nas páginas C6 e C7).

Entre os documentár­ios, “Danças Negras” fala sobre o racismo na dança e como o ritmo da música africana representa o povo negro. Também sobre ancestrali­dade, “A Última Floresta” usa parte documentár­io e parte ficção para exibir os problemas vividos pelos povos indígenas nas florestas brasileira­s.

Apesar do avanço da vacinação e da flexibiliz­ação da quarentena, ainda estamos em uma pandemia. Use máscara, mantenha o distanciam­ento e siga as orientaçõe­s sanitárias se for ao cinema. (Folha)

ESTREIAS

‘O Bom Doutor’ Médico faz plantões noturnos —até que sofre acidente de trânsito e fica impossibil­itado de trabalhar. O entregador que o socorre começa a substitui-lo no trabalho. ‘Cidadãos do Mundo’ Gravado em Roma, o filme conta a história de professor aposentado, de homem que recebe pensão e de boêmio dono de uma loja. Com pouco dinheiro, os três decidem se mudar para um país mais barato, onde poderão gastar menos. ‘Danças Negras’ O filme explora os ritmos ligados a religiões de matriz africana a partir da dança e do corpo. Coreógrafo­s e pesquisado­res mostram como a cultura negra foi vítima de racismo desde a escravidão. ‘De Volta para Casa’ O drama sobre um escritor que cuida da mãe com câncer equilibra imagens de San Francisco, no estado americano da Califórnia, onde o personagem vive, e suas memórias da Coreia do Sul. Enquanto

cozinha, ele lembra o passado. ‘Maligno’ Dirigido por James Wan, a ficção apresenta Madison, uma mulher que fica paralisada após ter visões aterroriza­ntes. Com o tempo, ela descobre que essas imagens, na verdade, são visões de situações reais. ‘Suk Suk - Um Amor em Segredo’ Com uma história romântica entre dois homens mais velhos, o filme exibe as dificuldad­es de se construir um relacionam­ento homoafetiv­o em uma sociedade conservado­ra. Entre os momentos de afeto e recordaçõe­s familiares, eles lutam pelo direito de se amarem livremente. ‘Patrulha Canina - O Filme’ A animação sobre cães falantes põe o filhote Ryder e seus amigos em investigaç­ão criminal em busca de evitar um desastre na cidade canina onde vivem. ‘Por que Você Não Chora?’ Bárbara Paz vive uma mulher com transtorno borderline que, ao ser tratada por uma estagiária de psicologia, faz com que a terapeuta mude a maneira como enxerga o mundo. Baseado em fatos reais, o filme foi dirigido pela psicóloga Cibele Amaral. ‘A Última Floresta’ Filme mistura documentár­io e ficção ao mostrar garimpos ilegais e o desflorest­amento. O líder yanomami Davi Kopenawa participou da criação do roteiro.

 ?? Reprodução ?? A atriz Annabelle Wallis na pele de Madison Mitchell em cena do filme de terror ‘Maligno’, dirigido por James Wan; personagem fica paralisada após ter visões de cruéis assassinat­os
Reprodução A atriz Annabelle Wallis na pele de Madison Mitchell em cena do filme de terror ‘Maligno’, dirigido por James Wan; personagem fica paralisada após ter visões de cruéis assassinat­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil