Agora

Sorvete rápido

-

Sobremesa de banana com maracujá é prática e deve ser feita no momento de comer

Opa, tudo em paz aí? Meu nome é Marcos, mas pode me chamar de Marcão. Talvez você me conheça de outra coluna, a Cozinha Bruta.

O papo aqui é diferente. Chego com a missão de substituir a Juliana Ventura e suas receitas práticas, deliciosas, que sempre dão certo. Um baita desafio.

Eu sempre cozinhei para mim, minha família e meus amigos. Cozinho bem, não vou fingir modéstia. Mas sempre fui um cozinheiro meio caótico, um tanto intuitivo, que não se prende demais à formalidad­e das receitas. Coisa de amador.

Ocupar este espaço, entre outras coisas, vai me obrigar a organizar o terreiro. Tanto melhor.

A nova coluna também vai me fazer expandir o universo culinário. Quando você cozinha sempre para as mesmas pessoas —e no meu caso, que moro sozinho, essa pessoa sou eu mesmo—, há a tendência de repetir as fórmulas favoritas. De girar sempre ao redor dos mesmos temas.

Aqui vou pesquisar, fuçar, correr atrás de coisas novas para ter algo diferente a cada semana. A ideia é manter a simplicida­de e a praticidad­e das receitas da Juliana, mas com algumas mudanças.

Quero priorizar a culinária para quem, como eu, mora sozinho. Sinto falta de canais que ensinem receitas individuai­s —largadas, essas pessoas acabam se rendendo ao delivery e ao macarrão instantâne­o.

Minha missão será convencer solteiros e afins de que é possível cozinhar sem esforço hercúleo nem bagunça homérica. Mas famílias não ficarão desassisti­das, pois tudo pode ser multiplica­do pelo número desejado de pessoas.

Também quero companhia na minha busca por culinárias diferentes, fora do lugar-comum. Vou, quando possível, trazer receitas pouco conhecidas de lugares pouco familiares, com ingredient­es muito acessíveis.

Mas não hoje. Hoje a brincadeir­a deste domingo é procurar o cúmulo da simplicida­de num campo em que eu me aventuro pouco: a sobremesa.

Vamos fazer um sorvete com apenas dois ingredient­es: banana e maracujá. Algo para ser feito no momento de comer.

A gente, que mora sozinho, sempre deixa as bananas ficarem maduras demais. Sem pânico: descasque as bananas supermadur­as e as congele. Batidas no processado­r, elas têm a textura ideal de sorvete e o grau certo de açúcar para se equilibrar com componente­s menos doces.

Eu usei maracujá azedo, fica excelente. Você pode trocar, por exemplo, por cacau em pó ou morango.

Meu nome é Marcos, mas pode me chamar de Marcão. Chego com a missão de substituir a Juliana Ventura e suas receitas

práticas e deliciosas

 ?? Marcos Nogueira/folhapress ?? Batida, a banana congelada tem a textura ideal de sorvete
Marcos Nogueira/folhapress Batida, a banana congelada tem a textura ideal de sorvete

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil