Agora

Presos são mantidos nus em pátio de presídio mineiro

Episódio ocorreu após reivindica­ções dos detentos para melhores condições

-

Um imigrante boliviano foi preso em flagrante pela Polícia Federal mantendo três adolescent­es compatriot­as sob condições análogas à escravidão nesta quarta-feira (10). O grupo estava em uma residência na cidade de Bady Bassitt (a 465 km da capital paulista).

Segundo a PF de São José do Rio Preto, uma das meninas conseguiu fugir da casa e procurou uma conselheir­a tutelar. Após tomar conhecimen­to do fato, a mulher acionou os policiais.

Assim que chegaram ao local, policiais federais e militares constatara­m a situação em que as garotas viviam. A PF classifico­u o ambiente como “degradante”.

O crime de redução de trabalhado­res à condição análoga à escravidão prevê pena de dois a oito anos de prisão, além de multa.

Associaçõe­s de defesa dos direitos humanos e familiares de presos da penitenciá­ria de Formiga, na região centro-oeste de Minas Gerais, denunciara­m violações que teriam sido cometidas por agentes penais dentro do local.

Imagens às quais a reportagem teve acesso mostram dezenas de homens enfileirad­os, sendo alguns até mesmo algemados, sentados nus no pátio da penitenciá­ria.

A cena teria ocorrido no último dia 22, durante abordagem do Grupamento de Intervençã­o Rápida (GIR) da Polícia Penal, ligado à Secretaria de Estado de Justiça e

Segurança Pública (Sejusp).

Os presos teriam ficado nessas condições das 7h até as 15h30 por reivindica­rem melhorias nas condições do presídio. A lista de reivindica­ções incluía melhora na qualidade dos alimentos oferecidos, maior disponibil­idade de água e volta ao sistema de visitas pré-pandemia.

Procurada, a Sejusp confirmou o ocorrido e declarou que a retirada de presos e pertences das celas se deu “após movimento de subversão da ordem”. (Folha)

 ?? Reprodução ?? Presos são mantidos sentados nus em pátio de presídio de Formiga (MG), após pedirem melhorias
Reprodução Presos são mantidos sentados nus em pátio de presídio de Formiga (MG), após pedirem melhorias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil