Agora

Cresce o número de motoristas autuados em blitze da Lei Seca

Proporção de flagrantes e recusas a testes aumentou duas vezes e meia no início de novembro

- WILLIAM CARDOSO

O número de motoristas que se recusaram a passar pelo bafômetro ou que foram flagrados após ingerir bebida alcoólica em São Paulo cresceu nos dez primeiros dias de novembro, em comparação com igual intervalo de 2019.

Relaxament­o com os cuidados na direção depois da quarentena e a liberação de eventos e baladas com capacidade total desde o dia 1º podem ser algumas das explicaçõe­s para isso.

Em 2019, de 1º a 10 de novembro, 10.496 motoristas foram abordados em blitze, sendo que 728 se recusaram a passar pelo teste e 12 foram pegos em flagrante por embriaguez. Ou seja, 6,9% acabaram autuados.

Já neste mês, do dia 1º ao dia 10, foram 5.328 abordagens, com 914 recusas ao teste e 14 flagrantes. Em resumo, 17,2% foram autuados —na proporção, cerca de duas vezes e meia o percentual verificado no período anterior à pandemia.

“Pelos números, até parece que, como as pessoas ficaram um ano e pouco em casa, querem sair para ‘compensar’. Não tem como ter certeza, mas pode ter influencia­do”, afirma o tenente-coronel Paulo Sérgio Oliveira, que é comandante do policiamen­to de trânsito.

A blitz instalada na quinta (11) pela PM em um túnel na entrada da avenida Rebouças

(zona oeste) ilustra o que tem acontecido. Os cones foram colocados às 22h e, uma hora depois, o espaço reservado para os carros de motoristas que recusaram o teste ou foram flagrados já estava lotado. Ao menos 20 foram autuados.

Durante as abordagens, a PM tem usado um bastão para fazer uma triagem inicial dos motoristas, como reflexo da pandemia. O condutor sopra a uma distância de cerca de 10 centímetro­s do aparelho, sem contato físico. Com a luz verde, é liberado. Se der vermelho, tem que encostar o carro e deve passar pelo etilômetro convencion­al. A recusa custa, por si só, uma multa de R$ 2.934,70. (Folha)

 ?? Eduardo Anizelli/ Folhapress ?? Policial militar orienta motoristas durante blitz da Lei Seca no túnel de acesso à avenida Rebouças (centro); flexibiliz­ação aumenta relaxament­o
Eduardo Anizelli/ Folhapress Policial militar orienta motoristas durante blitz da Lei Seca no túnel de acesso à avenida Rebouças (centro); flexibiliz­ação aumenta relaxament­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil