Agora

Governo libera dose de reforço contra a Covid-19 para os adultos

Intervalo da vacina vai diminuir de 6 para 5 meses e valerá para pessoas com 18 anos ou mais

- RAQUEL LOPES

O Ministério da Saúde irá liberar a dose de reforço da vacina contra Covid para pessoas com 18 anos ou mais. A aplicação será realizada cinco meses após o esquema vacinal básico para todos os adultos.

A decisão foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta terça-feira (16).

Desde o fim de setembro, o ministério indica a aplicação da dose de reforço em pessoas acima de 60 anos, além de integrante­s de grupos de risco, como pacientes em quimiotera­pia, com imunodefic­iência, pessoas que vivem com HIV/AIDS, entre outros casos. Para esse público, as doses eram aplicadas após seis meses da segunda aplicação das vacinas da Pfizer, Coronavac, Astrazenec­a e Janssen.

Com a mudança, o intervalo será reduzido para cinco meses apos o ciclo básico.

“Acima de cinco meses da segunda dose, independen­temente da idade, já se pode buscar a sala de imunização. Ocorre que, no início da campanha, foi por faixa etária e também em função de comorbidad­es, acaba seguindo esse mesmo cronograma e aqueles que têm a vacina mais antiga vão ter acesso primeiro”, disse Queiroga.

As diretrizes do Ministério da Saúde servem para orientar estados e municípios, mas não há uma obrigação de seguir o governo.

A Prefeitura de São Paulo anunciou que nesta quinta (18) começará a aplicação da dose de reforços em adultos. Podem comparecer aqueles que receberam a segunda até o dia 27 de abril.

Queiroga destaca que a dose de reforço deve ser aplicada com uma vacina diferente da tomada no esquema vacinal básico. A orientação é que o reforço seja, preferenci­almente, com a Pfizer. Na falta desse imunizante, pode ser aplicada a Astrazenec­a ou Janssen.

Para as pessoas que já tomaram uma vacina heteróloga entre a primeira e segunda dose, a Pfizer é que deve ser aplicada. (Folha e AA)

 ?? Danile Verpa/folhapress ?? Profission­al de saúde aplica dose de vacina contra o novo coronavíru­s em UBS (Unidade Básica de Saúde) na Santa Cecília, região central da capital
Danile Verpa/folhapress Profission­al de saúde aplica dose de vacina contra o novo coronavíru­s em UBS (Unidade Básica de Saúde) na Santa Cecília, região central da capital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil