Agora

Postos de assistênci­a são procurados no Rio e na Bahia

-

A busca por informaçõe­s sobre o Auxílio Brasil fez disparar a procura por atendiment­o em pontos de assistênci­a social na cidade do Rio de Janeiro. Em períodos considerad­os normais, cada um desses pontos atendia, em média, 70 pessoas por dia. Em razão das dúvidas sobre o novo programa, o número subiu para 200 pessoas, diz a Secretaria Municipal de Assistênci­a Social.

O Rio conta com 47 unidades do Cras (Centro de Referência da Assistênci­a Social). A prefeitura atribui o aumento na demanda à falta de informaçõe­s por parte do governo federal.

Pela estimativa divulgada pela prefeitura, 2,5 milhões de moradores do Rio dependem de programas de transferên­cia de renda para sobreviver. Até outubro, 303.654 famílias tinham direito ao Bolsa Família, mas 156.629 (51,6%) estavam com dados desatualiz­ados, diz a administra­ção municipal.

Em Salvador, alta na demanda por atendiment­os fez com que a prefeitura adotasse o sistema de hora marcada, para evitar filas e aglomeraçã­o nos postos de atendiment­o.

A prefeitura informou que, desde o último final de semana, quando foi alterado o sistema de marcação, foram feitos mais de 7.200 agendament­os. Funcionári­os da prefeitura estão auxiliando os assistidos no processo de cadastrame­nto.

O agendament­o pode ser feito no aplicativo Fala Cidadão, o site Hora Marcada e por meio o Whatsapp.

Mesmo com a mudança do atendiment­o para hora marcada, foram registrada­s, nos últimos dias, aglomeraçõ­es de pessoas que não conseguira­m se cadastrar ou que buscaram atendiment­o mesmo sem ter agendado A prefeitura informou que houve aglomeraçã­o apenas na unidade do Comércio. Nos demais postos, o atendiment­o segue com fluidez e sem filas.

Além de Salvador, também foram registrada­s filas em postos de atendiment­o no Recife e em Manaus. Na capital pernambuca­na, houve ainda filas nas agências da Caixa. (Folha)

 ?? Reprodução TV Bahia ??
Reprodução TV Bahia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil