Agora

Mortes por overdose nos EUA passam de 100 mil em um ano

Número já supera o total de vítimas de armas de fogo e de acidentes de trânsito no país

-

A epidemia do abuso de drogas nos Estados Unidos bateu um novo recorde, com mais de 100 mil americanos mortos vítimas de overdose em um ano, de acordo com dados preliminar­es apresentad­os pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças, na sigla em inglês) nesta quarta-feira (17).

O total de 100.306 foi computado entre abril de 2020 e abril de 2021 e representa um aumento de 28,6% em relação ao mesmo período de 12 meses anterior, quando 78 mil americanos foram vítimas do abuso de substância­s químicas. Em aumento constante há duas décadas, essa cifra dobrou de 2015 para cá.

O número ainda é provisório porque investigaç­ões de mortes relacionad­as ao uso de drogas podem levar meses, mas o índice divulgado pelo CDC soma 98 mil relatórios de óbitos apresentad­os até agora.

“É hora de enfrentar o fato de que a crise está piorando. Precisamos colocar todos os nossos esforços nisso”, disse o secretário de Saúde dos EUA, Xavier Becerra.

Rahul Gupta, chefe do escritório de políticas de controle de drogas da Casa Branca, afirmou que o número de vítimas é inaceitáve­l. “Uma overdose é um pedido de ajuda”, disse ele. “Para muitas pessoas, esse pedido não tem resposta. Isso requer todo um conjunto de respostas do governo e de estratégia­s baseadas em evidências”, completou.

Recorde, o total de vítimas por overdose foi maior do que a soma de mortes por arma de fogo e em acidentes de trânsito. Os dados apontam que cerca de 70% dos óbitos são de homens entre 25 e 54 anos.

O aumento foi potenciali­zado por opioides sintéticos, sobretudo pelo fentanil fabricado ilegalment­e, droga cem vezes mais poderosa que a morfina e muitas vezes usada com outras substância­s que intensific­am seus efeitos.

Anne Milgram, chefe da DEA, órgão de repressão e controle de narcóticos, afirmou que o órgão apreendeu em 2021 14 milhões de comprimido­s falsificad­os de fentanil —geralmente, a substância entra pela fronteira com o México. “Só neste ano, a DEA apreendeu fentanil suficiente para prover cada cidadão americano com uma dose letal”, disse. (Folha)

 ?? Brian Snyder/reuters ?? Motorista é resgatado inconscien­te após uma overdose de opioides em Boston, nos Estados Unidos; mortes subiram 28% em um ano no país
Brian Snyder/reuters Motorista é resgatado inconscien­te após uma overdose de opioides em Boston, nos Estados Unidos; mortes subiram 28% em um ano no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil