Agora

Valdemar articula carta branca no PL para filiação de Bolsonaro

Reunião com dirigentes concedeu aval para renegociar palanques estaduais, causa de desavença

- MARIANNA HOLANDA JULIA CHAIB RICARDO DELLA COLLETTA

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, articulou nesta quarta-feira (17) uma carta branca do partido para poder negociar a filiação de Jair Bolsonaro e reabriu a estrada para a adesão do mandatário à sigla.

Uma reunião com a presença de todos os dirigentes estaduais do PL deu respaldo ao dirigente para rever acordos que estavam sendo feitos com partidos nos estados, principal obstáculo para a filiação do chefe do Executivo.

“O Partido Liberal está pronto e alinhado para receber o presidente da República, Jair Bolsonaro, em todos os estados”, divulgou a sigla, em nota. O partido acrescento­u que Valdemar “tem carta branca para conduzir e decidir sobre a sucessão presidenci­al e a filiação” do mandatário.

Bolsonaro chegou a anunciar, na semana passada, que estava 99% fechado com o PL. Depois, viajou para Dubai e, de lá, a sua filiação, que ocorreria no próximo dia 22, foi adiada por divergênci­as em palanques estaduais.

O encontro de dirigentes do PL serviu como um gesto para o chefe do Executivo de que o partido está disposto a ceder em estados prioritári­os como São Paulo.

Entretanto, integrante­s do PL reconhecem que, apesar da decisão desta quarta, os palanques estaduais de outras regiões do país, como no Nordeste, só serão de fato definidos no próximo ano, caso a caso.

Ou seja, ainda não descartam que, mais à frente, estados possam rejeitar apoio a Bolsonaro ou mesmo se aliar ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Com relação a São Paulo, Valdemar antecipou à coluna Painel, da Folha de S. Paulo, que terá de discutir o apoio do partido ao vicegovern­ador Rodrigo Garcia (PSDB-SP), que quer entrar na disputa pelo Palácio dos Bandeirant­es em 2022.

A pessoas próximas, o presidente do PL indicou que fará em São Paulo o que for necessário para que Bolsonaro entre no partido.

O apoio da sigla a Garcia, próximo do governador João Doria (PSDB), é um dos principais entraves para a filiação de Bolsonaro no PL, conforme o próprio afirmou em Dubai, onde estava em viagem oficial. (Folha)

 ?? Karim Jaafar/afp ?? O presidente Jair Bolsonaro passeia de moto em Doha, no Catar; reunião no PL definiu carta branca para atrair a filiação do presidente para 2022
Karim Jaafar/afp O presidente Jair Bolsonaro passeia de moto em Doha, no Catar; reunião no PL definiu carta branca para atrair a filiação do presidente para 2022

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil