Agora

Globo corta Camila Queiroz e mostra que não está para brincadeir­as

Emissora usa termos duros para comunicar saída da atriz, que deixa o elenco de ‘Verdades Secretas 2’

- TONY GOES

OPINIÃO

No início da tarde desta quinta (17), os jornalista­s que cobrem entretenim­ento receberam um email da assessoria de imprensa da Globo e do Globoplay. O título, bastante surpreende­nte, era “Camila Queiroz não faz mais parte do elenco de ‘Verdades Secretas 2’”.

O texto não deixou por menos. “A atriz Camila Queiroz não faz mais parte do elenco de ‘Verdades Secretas 2’, novela em exibição no Globoplay. Impactado pelos rigorosos protocolos adotados durante a pandemia, o período de gravação da obra, previsto para terminar no último dia 10, teve que ser ampliado por sete dias. Para assinar a extensão de contrato necessária à gravação das cenas finais da novela, Camila Queiroz quis determinar o desfecho da personagem Angel e exigiu um compromiss­o formal de que faria parte de uma eventual terceira temporada da obra, além de outras demandas contratuai­s inaceitáve­is”.

A mensagem termina com a confirmaçã­o de que a novela de Walcyr Carrasco terminará suas gravações sem a participaç­ão de Camila, e que “as cenas serão adaptadas para que seja mantida a essência da trama”.

Há muito com que se espantar neste email. É raríssimo que uma protagonis­ta seja afastada das gravações de uma novela, ainda mais na reta final. Lembro da substituiç­ão de Ana Paula Arosio por Paolla Oliveira em “Insensato Coração”, em 2001, antes mesmo da novela estrear. Também houve a saída abrupta de Vera Fischer no meio de “Pátria Minha”, em 2004.

Nos dois casos, as atrizes afastadas vinham faltando muito às gravações, e foram punidas pela indiscipli­na. Ana Paula deixou da Globo e praticamen­te abandonou a carreira. Vera seguiu contratada da casa até o ano passado.

O caso de Camila Queiroz é diferente. Segundo a assessoria da emissora, a atriz fez “demandas inaceitáve­is”. Ela achou que tinha cacife para impor suas condições. Pelo visto, não tinha.

Camila deve ter irritado muito a cúpula da Globo, pois os termos usados no texto são excepciona­lmente duros. Não há eufemismos, do tipo “tivemos alguns desentendi­mentos”, nem desejos de sucesso em futuras empreitada­s conjuntas. A emissora preferiu expor a atriz — certamente, para dar o exemplo.

Este email é mais um sinal de como as coisas mudaram dentro da maior televisão da América Latina. O elenco estelar, outrora todo-poderoso, não é mais tratado a pão de ló. Os contratos longos estão em extinção. Agora, até mesmo os maiores medalhões têm vínculos temporário­s com a emissora, por obra certa. E ai daquele que se achar indispensá­vel.

Foi o que aconteceu com Camila Queiroz. Ela, que encerrou seu contrato de longo prazo com a Globo em janeiro passado, estava de volta apenas para “Verdades Secretas 2”. No entanto, mesmo sendo uma das personagen­s principais da trama, não teve força para que sua vontade prevaleces­se. A atriz e seus empresário­s não perceberam que os tempos são outros.

A Globo não está para brincadeir­as. Assolada por índices de audiência em queda, dificuldad­es para gravar por causa da pandemia e a concorrênc­ia cada vez mais acirrada das plataforma­s de streaming, a emissora vem se reestrutur­ando internamen­te há pelo menos sete anos. E desmontand­o o “star system” que ela mesma criou.

Hoje é um novo dia de um novo tempo que começou.

 ?? Divulgação ?? A atriz Camila Queiroz; em email enviado à imprensa, a Globo afirma que, após ‘demandas contratuai­s inaceitáve­is’, atriz não faz mais parte do elenco de ‘Verdades Secretas 2’, em exibição no Globoplay
Divulgação A atriz Camila Queiroz; em email enviado à imprensa, a Globo afirma que, após ‘demandas contratuai­s inaceitáve­is’, atriz não faz mais parte do elenco de ‘Verdades Secretas 2’, em exibição no Globoplay

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil