Agora

Aplicação da dose de reforço traz alívio e dúvidas aos paulistano­s

Alguns funcionári­os de UBSS também estavam confusos com relação ao calendário para a vacina

- MARIANE RIBEIRO

A cidade de São Paulo começou aplicar nesta quinta (18) as doses de reforço para maiores de 18 anos que receberam a segunda dose dos imunizante­s contra a Covid-19 até o dia 27 de abril.

A reportagem do Agora esteve em três UBSS (Unidades Básicas de Saúde) em regiões diferentes da cidade para acompanhar nesta manhã de vacinação e constatou que tanto a população quanto os funcionári­os das unidades ainda têm dúvidas sobre quem pode ou não receber a dose adicional.

Na UBS Dona Mariquinha Sciacia, no Tremembé, zona norte de São Paulo, o movimento estava tranquilo na área reservada para aplicação de doses da Covid-19 por volta das 9h45 da manhã. Apenas sete pessoas formavam uma pequena fila que andava rápido. Nem todos ali presentes estavam aguardando para tomar a terceira dose. Segundo as funcionári­as da UBS, nos últimos dias o movimento tem sido constante, mas não se formam mais longas filas como as do início da vacinação.

Na UBS Mooca 1, na zona leste, o movimento era parecido com o da zona norte, mas muitas pessoas chegaram ao local com dúvida sobre o calendário. Em um dos casos, um homem chegou a ser informado de que não poderia tomar a vacina e depois teve a informação corrigida por outra funcionári­a que veio ajudar a solucionar a situação.

Uma mulher de 57 anos, que não quis se identifica­r, deixou a UBS desapontad­a e irritada. Segundo o que explicou à reportagem, ela recebeu a segunda dose da vacina pela xepa no começo do mês de abril, mas, ainda que se enquadrass­e no grupo que teve sua dose liberada a partir desta quinta, foi negado a ela a aplicação do imunizante.

Resposta

Questionad­a sobre o cenário encontrado pelo Agora com dúvidas frequentes entre população e funcionári­os das UBSS sobre o calendário de vacinação, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, afirmou que “as UBS citadas pela reportagem serão reorientad­as quanto ao procedimen­to correto”.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Profission­al de Saúde da UBS Dona Mariquinha Sciacia, na zona norte, aplica dose de vacina na advogada aposentada Palmira Loureiro, 66 anos
Rivaldo Gomes/folhapress Profission­al de Saúde da UBS Dona Mariquinha Sciacia, na zona norte, aplica dose de vacina na advogada aposentada Palmira Loureiro, 66 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil