Agora

Cidades montam ações de guerra contra dengue

Santana de Parnaíba, por exemplo, começou a usar um drone

-

Prefeitura­s de cidades da Grande São Paulo têm adotado estratégia­s para combate à dengue, algumas delas inéditas para a região, na tentativa de alcançar locais de difícil acesso.

Em São Paulo, a prefeitura utiliza um larvicida biológico que, misturado à água, é inserido em um recipiente no equipament­o motorizado, que é usado como uma espécie de mochila pelo funcionári­o responsáve­l pela aplicação.

De acordo com o biólogo

Renato Sinnhofer Sugimoto, 41 anos, que trabalha na Uvis (Unidade de Vigilância em Saúde) do Jaçanã, é o maquinário é usado para lançar o larvicida em locais de difícil acesso, como no pátio, que tem automóveis um sobre os outros.

Segundo os dados da Vigilância Epidemioló­gica das Arbovirose­s no município de São Paulo, até 3 de novembro, 7.172 casos de dengue foram registrado­s na cidade, um aumento de 254% em relação ao ano passado.

A zona norte da capital paulista é onde há mais confirmaçõ­es de casos da doença em 2021. Segundo a secretaria, a região teve 1.874 casos. Ela é seguida pela zona leste com 1.701, pela zona sul com 1.540, sudeste com 1.200, oeste com 633 e, em último lugar, fica o centro da cidade com 210 registros.

Drone especial

Em Santana de Parnaíba (Grande SP) um drone passou a pulverizar veneno na última quarta-feira (17) sobre uma lagoa. O uso de drones foi inspirado no Rio de Janeiro, que utilizou o equipament­o para combater a dengue na região da lagoa Rodrigo de Freitas, durante as Olimpíadas de 2016.

Em Santo André (ABC), militares do Tiro de Guerra do Exército receberam capacitaçã­o no último dia 9. A cidade também treinou quase 800 brigadista­s contra o mosquito.

 ?? Zanone Fraissat/folhapress ?? Agente da Secretaria Municipal da Saúde combate larvas do mosquito da dengue em pátio de carros abandonado­s na zona norte de São Paulo
Zanone Fraissat/folhapress Agente da Secretaria Municipal da Saúde combate larvas do mosquito da dengue em pátio de carros abandonado­s na zona norte de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil