Agora

Prazo para marcar perícia do pente-fino do INSS acaba hoje

Segurado convocado que não agendar exame terá auxílio-doença cortado; confira o que fazer

- LUCIANA LAZARINI

Cerca de 85 mil beneficiár­ios que recebem o auxílio-doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm até esta sexta-feira (19) para agendar a perícia do pente-fino e não ter seu pagamento suspenso por falta de reavaliaçã­o.

A partir desta sexta, o auxílio de quem não agendou a perícia já poderá ser cortado pelo INSS. Mesmo após o fim do prazo, ainda será possível agendar a perícia para evitar o corte da renda.

O INSS recomenda que os segurados não esperem o pagamento ser suspenso no banco para agendarem a perícia, pois dessa forma o procedimen­to de reativação é mais complicado.

O governo publicou, no dia 27 de setembro, um edital de convocação com os nomes de mais de 95 mil segurados em todo o país que precisam agendar a perícia de revisão. Estão na lista os beneficiár­ios que recebem auxílio-doença e não passam por perícia médica há, pelo menos, seis meses.

Serão reavaliado­s auxílios-doença que não têm data para o corte, como no caso de benefícios concedidos na Justiça. O pente-fino não inclui aposentado­rias por invalidez ou segurados que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O próximo pagamento de benefícios do instituto, referente a novembro, será feito entre os dias 24 de novembro e 7 de dezembro, de acordo com o último número do benefício. Os depósitos começam antes para auxílios no valor de um salário mínimo (R$ 1.100).

O último pagamento do ano, referente a dezembro, será feito entre os dias 23 de dezembro e 7 de janeiro.

Corte

Um total de 85 mil segurados no país ainda corre o risco de ter seu benefício cortado por falta de reavaliaçã­o médica, segundo o último dado fornecido pelo INSS. Dos mais de 95 mil convocados, apenas 10 mil haviam marcado uma data de exame da revisão. O agendament­o pode ser feito no Meu INSS ou pelo 135.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil