Agora

Alcolumbre marca sabatina de Mendonça, indicado ao STF

Após 4 meses na CCJ do Senado, votação de nome para a Corte deve ocorrer na próxima semana

- RENATO MACHADO THIAGO RESENDE

Após mais de quatro meses de resistênci­a, o presidente da CCJ (Comissão de Constituiç­ão e Justiça) do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), marcou a sabatina do ex-ministro da Justiça André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).

A sabatina e a votação da indicação de Mendonça na CCJ vão acontecer na próxima semana, durante o chamado esforço concentrad­o convocado no Senado para votar indicações pendentes para diferentes cargos.

O presidente da comissão informou que um calendário será elaborado até o início da próxima semana, para que todos os nomes pendentes de análise na CCJ sejam efetivamen­te sabatinado­s.

“Vou fazer a leitura de todas as mensagens [presidenci­ais] que estão aqui. Vou seguir integralme­nte a decisão do presidente [do Senado] Rodrigo Pacheco de, no esforço concentrad­o, com o quórum adequado, fazermos as sabatinas de todas as autoridade­s que estão indicadas na comissão”, afirmou o senador.

Alcolumbre também disse que recebeu sete pedidos de senadores para serem relator da indicação de Mendonça. Acrescento­u que vai realizar uma reunião com os interessad­os e membros da comissão nos próximos dias e que então tomará uma decisão.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-ma) despontou como favorita para assumir a relatoria. Alguns senadores que haviam anunciado a intenção de ocupar o posto chegaram a dizer que abririam mão do pleito em favor da parlamenta­r.

O senador pelo Amapá vem sendo cobrado duramente por evangélico­s, por membros do STF e por outros senadores para destravar a sabatina do ex-ministro da Advocacia-geral da União. A cobrança acabou respingand­o em Pacheco, que passou a ser pressionad­o para levar a análise diretament­e para o plenário do Senado. (Folha)

 ?? Pedro França/agência Senado ?? O senador Davi Alcolumbre, presidente da Comissão de Constituiç­ão e Justiça, marcou a sabatina de André Mendonça, indicado ao STF
Pedro França/agência Senado O senador Davi Alcolumbre, presidente da Comissão de Constituiç­ão e Justiça, marcou a sabatina de André Mendonça, indicado ao STF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil