Agora

‘Encanto’ exalta a cultura latina com magia e união

Nova animação da Disney chega hoje aos cinemas com enredo que mistura, ainda, superpoder­es, dramas adolescent­es e laços de uma excêntrica família colombiana

- MARIANA ARRUDAS

Em uma viagem mágica e emocionant­e, a animação “Encanto” (Disney) apresenta a família Madrigal, dona de talentos inimagináv­eis, porém, tão real e complexa como qualquer outra. A produção chega aos cinemas brasileiro­s nesta quinta-feira (25) e promete trazer uma “mensagem poderosa”.

Ambientado no coração da Colômbia, o filme mostra a vida de Mirabel (Stephanie Beatriz), a única dentre os familiares que não recebeu um talento especial. Ao longo da trama, ela precisa salvar a magia da família e tenta provar para sua avó Abuela (María Cecilia Botero) ser tão especial quanto todos.

Ao longo da história infantojuv­enil, Mirabel precisa rever a relação com suas irmãs Luísa (Jessica Darrow) e Isabela (Diane Guerrero), sendo a última a irmã “perfeita”. “Penso que muitas pessoas vão se identifica­r com Isabela”, diz a atriz Diane Guerrero, em entrevista por chamada de vídeo ao Agora.

“Ver a liberação e a transforma­ção que ela passa é muito atraente”, conta. “A única vez que ela é ela mesma, é quando ela e sua irmã se unem e se amam”. Para Diane Guerrero, que já esteve em séries como “Orange is the New Black” (2013– 2019) e “Jane, a Virgem” (2014– 2019), o filme mostra que nenhum extremo é bom dentro de uma família. “[Devemos] tentar entender uns aos outros. Aí é onde você consegue responder todas as questões sobre sua vida e propósito”, completa a artista.

O tom do filme

Além dos conflitos que a personagem principal enfrenta, o filme dirigido por Byron Howard (“Zootopia”) e Jared Bush (“Moana”) conta com uma trilha sonora criada por Lin-manuel Miranda. Diane Guerrero comenta que as músicas, cores e representa­ções do filme foram importante­s para ela como colombiana. A artista reforça que aprendeu a ter um olhar mais profundo para sua família e cultura, e que gostou de ver seu país com a beleza em foco, exaltando o que há de melhor.

“É realmente o que eu vi: as cores, as flores, as músicas, a comida, a mágica… Ver tudo isso dessa forma finalmente faz tudo ser real para mim”, explica. Ela diz que espera que outras pessoas possam ver o país com outros olhos, “para além do que é representa­do pela mídia”.

Além de Diane, o filme conta com grandes nomes no elenco como Maluma, no papel de Mariano, Wilmer Valderrama, interpreta­ndo Agustín, John Leguizamo, como Bruno, Rhenzy Feliz, na voz de Camilo, e Angie Cepeda, como Julieta.

O longa-metragem é produzido por Clark Spencer e Yvett Merino Flores, e tem a marca de ser a 60ª animação da Walt Disney Studios, desde sua estreia nas telonas com a animação “Branca de Neve e os Sete Anões”, no ano de 1937.

Por fim, Diane Guerrero deixa uma mensagem para aqueles que ainda estão em dúvida se devem assistir à produção: “Corram para ver ‘Encanto’! É uma história linda, com músicas incríveis e uma mensagem poderosa que pode servir para a sua família e vida.”

 ?? Divulgação ?? Elenco da animação da Disney ‘Encanto’; filme, em cartaz nos cinemas, gira em torno de curiosa família que vive há gerações com talentos especiais, com exceção de Mirabel, adolescent­e que não os possui
Divulgação Elenco da animação da Disney ‘Encanto’; filme, em cartaz nos cinemas, gira em torno de curiosa família que vive há gerações com talentos especiais, com exceção de Mirabel, adolescent­e que não os possui

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil