Agora

Prefeitura aguarda estudos para decidir sobre Réveillon e Carnaval

Secretário da Saúde diz que resultados de avaliações epidemioló­gicas sairão em dezembro e janeiro

- PAULO EDUARDO DIAS

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) deverá esperar a realização de novos estudos sobre a pandemia na cidade para definir como será a realização de grandes eventos, como a Corrida São Silvestre, o Réveillon e o Carnaval do ano que vem.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, um terceiro estudo epidemioló­gico será apresentad­o em dezembro. “Deve nortear muito Réveillon e São Silvestre”, disse, ele, durante evento para acompanhar o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 de adolescent­es em escolas, na zona sul. “Para o Carnaval a gente deve fazer uma avaliação epidemioló­gica um pouco mais à frente, em janeiro”, afirmou.

Na contramão, cerca de 60 prefeitos paulistas já anunciaram que não vão liberar a realização do Carnaval em fevereiro do ano que vem. Há inclusive cidades sem casos nem suspeitos da doença nas últimas semanas que decidiram suspender a folia.

A alegação é que o cenário da pandemia ainda é incerto e, por isso, não há condições de garantir como serão os primeiros meses do próximo ano. Além disso, é preciso ter sensibilid­ade com a dor vivida pelas famílias que perderam alguém para a doença, afirmam.

O coordenado­r-executivo do Comitê Científico para a Covid-19 do governo de

São Paulo, Paulo Menezes, declarou na quarta (24) que ainda é cedo para se falar nas aglomeraçõ­es promovidas pelo Carnaval de rua.

Desde o meio do ano, um grupo criado pela prefeitura, que tem representa­ntes da Vigilância Sanitária, estuda a realização do próximo Carnaval. Os ingressos para os desfiles do ano que vem, porém, já são vendidos desde outubro, apesar de a folia ainda não estar liberada, e no próximo dia 4, as escolas de samba preparam uma grande festa para lançamento do CD com os sambas-enredo de 2022.

Para as festas de rua, 867 blocos se inscrevera­m. Nunes, inclusive, afirmou que espera 15 milhões de pessoas durante o período.

 ?? Eduardo Knapp - 1º.mar.20/folhapress ?? Público acompanha apresentaç­ão do bloco da cantora Anitta ao lado do monumento das Bandeiras, no Ibirapuera, na zona sul de São Paulo
Eduardo Knapp - 1º.mar.20/folhapress Público acompanha apresentaç­ão do bloco da cantora Anitta ao lado do monumento das Bandeiras, no Ibirapuera, na zona sul de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil