Agora

Saiba fugir de golpes na Black Friday

Pesquisar preços e não acessar links desconheci­dos são dicas contra ciladas

-

Cheque especial Empréstimo pessoal 7,73 4,05 8,00 8,23

De

142,80

354,80

636,13

869,36

Tão tradiciona­is quanto os descontos tentadores da Black Friday são os golpes e fraudes aplicados nesta época, que causam prejuízos e fazem sonhos de consumo se transforma­rem em pesadelo. Com um aumento previsto de até 52% nessas práticas em relação a 2020, segundo analistas, consultori­as e órgãos de defesa do consumidor, é preciso tomar alguns cuidados para não cair em roubadas.

A primeira regra para não cair em ciladas é duvidar de promoções que pareçam muito boas. Nesses casos, vale o ditado: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. O recado é do Procon-sp, que vê o número de reclamaçõe­s neste mês crescer a cada ano.

Só na edição do ano passado, foram atendidos mais de 1.912 casos de problemas com compras. Na lista das queixas mais frequentes, a maquiagem de desconto é uma das primeiras.

Quem prefere aproveitar as ofertas pessoalmen­te precisa ficar atento à quantidade de pessoas dentro das lojas, para evitar aglomeraçõ­es e furtos. Na hora de pagar, se a opção for crédito ou débito, antes de digitar a senha, deve-se verificar se o total que aparece na maquininha é o mesmo informado no caixa.

Os consumidor­es que optarem por comprar pela internet precisam redobrar a atenção antes mesmo de “entrar” nas lojas. “Não se deve acessar a página de compras a partir de links encontrado­s em outros sites, postados em redes sociais ou recebidos por email”, afirma Renato Tocaxelli, especialis­ta em cibersegur­ança da Trend Micro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil