Agora

Redes sociais levam público a bares e restaurant­es em SP

Dicas no TikTok e Instagram são oportunida­de de divulgação de estabeleci­mentos na capital

- GABRIELA BONIN

As redes sociais se tornaram ferramenta­s de repercussã­o para estabeleci­mentos e, ao mesmo tempo, fonte de renda para criadores de conteúdo. No TikTok e no Instagram, páginas e vídeos de dicas de lugares para comer e beber são um sucesso e levam um público em massa para conhecer restaurant­es e bares espalhados pela capital.

Formados em direito e hotelaria, respectiva­mente, Edu Feltrin, 28, e Carol Barduk, 29, hoje, são criadores de conteúdo digital. Eles são donos do Turistando­SP, perfil com mais de 700 mil seguidores em cada rede social, Instagram e TikTok.

A página de Instagram surgiu em 2017 como um hobby, mas virou fonte de renda do casal, assim como o TikTok, que veio depois.

“No Instagram, as pessoas entram no nosso perfil para decidir o que vão fazer no fim de semana, sendo um público mais nichado de São Paulo. Já no TikTok, dependendo da dica, o vídeo viraliza e alcança o Brasil todo”, conta Carol.

Há um padrão no conteúdo deles: vídeos rápidos com narração divertida e imagens bonitas da comida e do espaço. “Somos contratado­s para fazer publicidad­e do estabeleci­mento e nossa missão é mostrar tudo que aquele restaurant­e tem de diferente e legal.”, diz Edu.

O San Do It, restaurant­e do Itaim Bibi (zona oeste), é um dos estabeleci­mentos que contrata o Turistando­SP para divulgação. “Eles trazem um retorno muito grande e dá para perceber na hora. Se eles postam na hora do almoço, no jantar, vou ter várias mesas que vieram por indicação deles”, relata Sandro Vergueiro, 32, proprietár­io do local.

Há oito meses, seguindo essa tendência, a jornalista Clara Valdiviezo, 23, fundou o Reviews por SP junto a sua sócia. A página, anteriorme­nte chamada Guia de Delivery SP, é fruto de uma estratégia de sua agência de marketing gastronômi­co.

“Descobrimo­s um nicho que estava desamparad­o no meio da pandemia com toda a crise de bares e restaurant­es”, diz Clara. “O objetivo da página hoje é ajudar as pessoas a encontrare­m estabeleci­mentos que sejam experiênci­as boas.”

Assim, os locais contratam a página para publicar avaliações em vídeo. “Temos uma curadoria e avaliamos o restaurant­e, a comida, o atendiment­o, o ambiente. Se nós tivermos uma experiênci­a ruim, a publicidad­e é recusada”, pontua Clara.

 ?? Ronny Santos/Folhapress ?? O casal Carol Barduk e Edu Feltrin criou em redes sociais a página Turistando São Paulo, com dicas de restaurant­es e de passeios pela capital paulista; o que de início era um hobby virou fonte de renda
Ronny Santos/Folhapress O casal Carol Barduk e Edu Feltrin criou em redes sociais a página Turistando São Paulo, com dicas de restaurant­es e de passeios pela capital paulista; o que de início era um hobby virou fonte de renda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil