Pa­po de co­zi­nha

Apren­da a se or­ga­ni­zar e oti­mi­zar o tem­po pa­ra pre­pa­rar um al­mo­ço rá­pi­do

Almoço Rápido - - ÍNDICE DE RECEITAS -

Qu­an­to tem­po é ne­ces­sá­rio pa­ra le­var um al­mo­ço sa­bo­ro­so à me­sa? Sai­ba que em me­nos de 40 mi­nu­tos vo­cê po­de pre­pa­rar pra­tos de­li­ci­o­sos to­dos os di­as ape­nas se­guin­do al­gu­mas di­cas sim­ples.

Tu­do lim­po e or­ga­ni­za­do

Co­me­ce dei­xan­do sua co­zi­nha e ban­ca­da sem­pre lim­pas e or­ga­ni­za­das na noi­te an­te­ri­or. As­sim, po­de­rá pre­pa­rar seu al­mo­ço sem em­pe­ci­lho. Não tem na­da pi­or pa­ra atra­sar o al­mo­ço que che­gar e en­con­trar tu­do ba­gun­ça­do na co­zi­nha e a lou­ça su­ja.

De­fi­na o car­dá­pio

O pró­xi­mo pas­so é pen­sar no me­nu a ser ser­vi­do. Es­co­lha receitas que com­bi­nem e se­jam todas rá­pi­das de pre­pa­rar. Ba­si­ca­men­te, pa­ra um al­mo­ço com­ple­to, vo­cê de­ve op­tar por ar­roz ou uma mas­sa, uma car­ne, uma salada e um acom­pa­nha­men­to.

Se­pa­re os in­gre­di­en­tes

Con­fi­ra to­dos os in­gre­di­en­tes que se­rão usa­dos nas receitas es­co­lhi­das, pi­que e se­pa­re to­dos an­tes. Por exem­plo, se vo­cê vai pre­ci­sar de ce­bo­la e chei­ro-ver­de pi­ca­dos pa­ra mais de um pra­to, pi­que tu­do de uma vez. Em se­gui­da, se­pa­re as quan­ti­da­des que se­rão usa­das em ca­da re­cei­ta. Dei­xe to­dos os in­gre­di­en­tes or­ga­ni­za­dos na ban­ca­da na pro­por­ção que se­rão usa­dos nas receitas.

Apos­te nos pré-pron­tos

Al­gu­mas receitas se tor­nam ain­da mais fá­ceis se vo­cê dei­xar uma par­te pre­pa­ra­da an­te­ri­or­men­te. Pa­ra sa­la­das, por exem­plo, guar­de os in­gre­di­en­tes já hi­gi­e­ni­za­dos na ge­la­dei­ra. As­sim fi­ca rá­pi­do pe­gar a por­ção ne­ces­sá­ria e pre­pa­rar a salada na ho­ra.

Pa­ra mas­sas, va­le a pe­na co­zi­nhar o macarrão no dia an­te­ri­or e guar­dar na ge­la­dei­ra. Co­zi­nhe o macarrão até fi­car al den­te con­for­me as ins­tru­ções da em­ba­la­gem. Es­cor­ra e en­xá­gue bas­tan­te com água fria pa­ra pa­rar o pro­ces­so de co­zi­men­to. Re­gue o macarrão com um pou­co de óleo ou azei­te e mis­tu­re. Trans­fi­ra pa­ra um re­ci­pi­en­te com tam­pa e le­ve à ge­la­dei­ra até o mo­men­to de usar. Na ho­ra do al­mo­ço é só fa­zer o mo­lho e mis­tu­rar com o macarrão co­zi­do.

Fa­ça em eta­pas

Ve­ri­fi­que as receitas que pre­ci­sam de al­gum tem­po de mo­lho ou des­can­so lo­go no iní­cio do pre­pa­ro e co­me­ce por elas. As­sim, vo­cê po­de­rá usar es­se tem­po do des­can­so pa­ra co­me­çar ou­tra re­cei­ta.

O mes­mo va­le pa­ra in­gre­di­en­tes de co­zi­men­to mais lon­go, co­mo o ar­roz e as car­nes. Co­me­ce por eles e, en­quan­to co­zi­nham, par­ta pa­ra o pre­pa­ro de ou­tro ali­men­to.

Fi­que de olho

Quan­do se pre­pa­ra mais de uma re­cei­ta ao mes­mo tem­po, é im­por­tan­te fi­car mui­to aten­to a todas as pa­ne­las. Te­nha sem­pre uma ca­ne­ca com água quen­te pa­ra acres­cen­tar, ca­so ne­ces­sá­rio, aos ali­men­tos. Se for adi­ci­o­na­da água fria, o pro­ces­so de co­zi­men­to fi­ca­rá mais len­to e atra­sa­rá seu al­mo­ço.

Te­nha temperos pron­tos

Ou­tro tru­que que agi­li­za o pre­pa­ro dos ali­men­tos é ter sem­pre à mão temperos pron­tos. Na pá­gi­na 22, vo­cê en­con­tra di­cas de temperos ca­sei­ros pa­ra su­as receitas. Con­fi­ra!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.