Se abra à voz de Deus com DOCILIDADE

Pe­ça­mos a gra­ça da docilidade à voz do Se­nhor e do co­ra­ção aber­to a Ele. A gra­ça de ir avan­te pa­ra cui­dar bem das pe­que­nas coi­sas

Ana Maria - - A PALAVRA DO PAPA FRANCISCO -

Re­cor­de­mos de Pau­lo, Após­to­lo dos Gen­ti­os, que, ce­go, fi­cou em Da­mas­co por três di­as sem comida e água, até Ana­ni­as, en­vi­a­do pe­lo Se­nhor, res­ti­tuir a sua vi­são, dan­do-lhe a pos­si­bi­li­da­de de ini­ci­ar o ca­mi­nho de con­ver­são e pre­ga­ção. Ele era um ho­mem for­te e apai­xo­na­do pe­la pu­re­za da lei, ho­nes­to e, mes­mo com um ca­rá­ter di­fí­cil, co­e­ren­te: era co­e­ren­te por­que era um ho­mem aber­to a Deus.”

Se ele per­se­guia os cris­tãos era por­que es­ta­va con­ven­ci­do de que Deus que­ria is­so. Mas co­mo é pos­sí­vel? Es­ta­va con­ven­ci­do dis­so. É o ze­lo que ti­nha pe­la pu­re­za da ca­sa de Deus, pe­la gló­ria de Deus. Um co­ra­ção aber­to à voz do Se­nhor. E ar­ris­ca­va, ar­ris­ca­va, ia avan­te. E ou­tra ca­rac­te­rís­ti­ca do seu com­por­ta­men­to é que era um ho­mem dó­cil, ti­nha a docilidade, não era tei­mo­so.”

A aber­tu­ra à voz de Deus e docilidade é um exem­plo da nos­sa vi­da. Per­se­ve­rar na docilidade é ne­ces­sá­rio. E es­se é um si­nal da Igre­ja. Aliás, gos­ta­ria de agra­de­cer a tan­tos ho­mens e mu­lhe­res co­ra­jo­sos que ar­ris­cam a vi­da, que vão avan­te, que bus­cam in­clu­si­ve no­vas es­tra­das na vi­da da Igre­ja. Bus­que­mos sem­pre no­vas es­tra­das.

Is­so nos fa­rá bem a to­dos!”

Tal­vez o seu tem­pe­ra­men­to fos­se tei­mo­so, mas não a sua al­ma. Pau­lo era aber­to às su­ges­tões de Deus. Com o fo­go in­te­ri­or pren­dia e ma­ta­va os cris­tãos, mas, uma vez que ouviu a voz do Se­nhor, se tor­nou co­mo uma cri­an­ça, se dei­xou le­var.”

Ir sem­pre avan­te. Avan­te na pro­fun­di­da­de da ora­ção, na pro­fun­di­da­de da docilidade, do co­ra­ção aber­to à voz de Deus. E as­sim se fa­zem as ver­da­dei­ras mu­dan­ças na Igre­ja, com pes­so­as que sa­bem o lu­gar no pe­que­no e no gran­de.”

A PA­LA­VRA DO FRAN­CIS­CO O con­teú­do des­ta pá­gi­na é ex­traí­do da mis­sa que o

San­to Pa­dre ce­le­bra to­da ma­nhã na Ca­sa San­ta Mar­ta, nas de­pen­dên­ci­as do Es­ta­do do Va­ti­ca­no.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.