Ana Maria

Pra ser feliz temos que correr riscos!

- KARLA PRECIOSO

Quem não arrisca pode evitar sofrimento­s, mas também pode não realizar o que tanto almeja

Conversa entre amigas “Tenho 25 anos e ainda moro com meus pais, mas sinto que chegou a hora de ter meu próprio cantinho. O problema é que eles não entendem... Será que devo esperar mais um pouco?” S. M., por e-mail

Rir é correr o risco de parecer tolo. Chorar é correr o risco de parecer sentimenta­l. Estender a mão é correr o risco de se envolver. Expor os sentimento­s é correr o risco de se mostrar frágil. Amar é correr o risco de não ser correspond­ida. Confiar é correr o risco de se decepciona­r. Tentar é correr o risco de fracassar... Porém, os riscos são fundamenta­is, porque apiorcoisa­éviversem arriscar nada! Quem não arrisca pode evitar sofrimento­s, mas também pode não realizar o que tanto almeja. E aquele

que não ousa se priva da chance de aprender e se superar. E ainda vive preso ao medo e à incerteza. O professor de literatura Fernando Teixeira de Andrade (1946 – 2008) escreveu: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia. Se não ousarmos, ficaremos para sempre à margem de nós mesmos”. Pense nisso. Boa semana e fique com Deus.

Tem uma hora que é preciso amadurecer e se virar sozinha! Só que alguns pais, na tentativa de proteger os filhos, criam empecilhos para tê-los sempre debaixo de suas asas. A verdade é que não há idade certa para morar só. O que define se você pode ou não fazer isso são as condições – não me refiro apenas às condições financeira­s, mas também à capacidade de resolver seus próprios dilemas.

Veja se você está mesmo preparada. Então, diga a eles que você cresceu e precisa do seu espaço – e que isso não significa ruptura de relação. Pelo contrário. Justamente por se sentir preparada, está certa de que é tempo de trilhar seu próprio caminho. E tudo vai se ajeitar!

Sua amiga, Karlinha

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil