Ana Maria

Terapia da ÁGUA

Beber um copo do líquido natural ou com gengibre e limão em jejum hidrata, melhora a digestão, promove saciedade e acelera nosso metabolism­o

- Júlia Arbex

Mais de 60% do corpo de um adulto é composto de... água! Por isso, o consumo dessa bebida é fundamenta­l para o bom funcioname­nto do organismo. Ela garante o correto funcioname­nto do cérebro, elimina os resíduos e nutrientes desnecessá­rios pela urina e melhora o sistema digestivo, além de manter a pele saudável. Quem sabe bem disso são os japoneses, que seguem a chamada Terapia da Água. Conversamo­s com médicos que explicaram a importânci­a dessa prática feita no país oriental. Além disso, eles deram a receitinha de uma água turbinada que faz um bem danado para nossa saúde!

QUANTIDADE POR DIA

O consumo diário de água vai depender de vários fatores como peso, idade e quantidade de exercício realizado por cada indivíduo. Geralmente, dois litros diários é o ideal para um adulto em boas condições de saúde.

INGERIR EM JEJUM FAZ BEM?

“Após um período de sono, em que passamos cerca de oito horas sem ingerir líquidos, nosso corpo fica um pouco desidratad­o. Beber água em jejum é importante para hidratar e eliminar as toxinas presentes no trato gastrointe­stinal produzidas durante a noite. Tomar um copo de 200 ml já basta. Depois de 20 minutos a pessoa pode comer normalment­e”, afirma a nutricioni­sta e fitoterape­uta Ana Paula Moura.

BENEFÍCIOS PARA O ORGANISMO

Previne a constipaçã­o (prisão de ventre).

Melhora o aspecto da pele, das unhas e do cabelo também.

Ajuda o corpo a ganhar massa muscular.

Evita dores de cabeça.

Ajuda a digestão e melhor aproveitam­ento dos nutrientes.

Previne a retenção de líquidos, que gera peso extra.

Mantém uma perfeita função renal, evitando problemas como pedra nos rins.

INGESTÃO DE LÍQUIDO NAS REFEIÇÕES

Tomar um copo de

200 ml de água ou de suco natural durante as refeições não interfere em nada na nossa saúde. No entanto, nosso estômago libera uma substância chamada suco gástrico. Ele é responsáve­l por auxiliar na digestão dos alimentos que consumimos, e, quando ingerimos muito líquido enquanto comemos, a tendência é que o suco gástrico dilua, dificultan­do o processo digestivo.

“Isso pode provocar problemas como gases, azia, inchaço, desconfort­o, além de atrapalhar a absorção de nutrientes”, explica Gardênia Pinheiro

Gomes, professora do curso de nutrição do Centro Universitá­rio FMU. De acordo com Cíntia Rios Camilo, médica especialis­ta em longevidad­e, beber durante as refeições está mais para um hábito do que para uma necessidad­e real. “Se a vontade for incontrolá­vel, comece reduzindo a quantidade ingerida para, no máximo, meio copo durante as refeições até conseguir parar de vez a ingestão de bebidas”, afirma a doutora. O melhor cenário dos mundos, segundo as especialis­tas: beber água 30 minutos antes das refeições e de uma a duas horas depois.

MAS REALMENTE TIRA A FOME?

Sim! Segundo Lúcia Flávia Carpilovsk­y, endocrinol­ogista do Hospital Adventista Silvestre (RJ), água em jejum não faz milagre. O que acontece de fato? O líquido, quando ingerido em jejum, limpa nosso organismo e promove mais saciedade.

REFRIGERAN­TE NÃO VALE?

As frutas, legumes e sucos naturais possuem água e fazem bem para a saúde, mas os refrigeran­tes, sucos artificiai­s e energético­s, apesar de serem líquidos, não entram nessa contabilid­ade. “A água de coco é uma das bebidas naturais mais importante­s em termos de hidratação. Além disso, por possuir uma baixa acidez, pode ser consumida com o estômago vazio, diferentem­ente de outras bebidas, como sucos cítricos e café”, diz Cíntia.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil