Ana Maria

O BEM QUE A comida japonesa FAZ!

Descubra os benefícios (e cuidados) da culinária que conquistou o paladar dos brasileiro­s

- Karla Precioso

Salmão, algas, gengibre... Além de saborosa, a gastronomi­a japonesa faz um bem danado à saúde, graças aos poderosos nutrientes que compõem os seus principais ingredient­es. De quebra, os pratos costumam ser pouco calóricos e, portanto, são grandes aliados da dieta: “Cada vez mais, a comida japonesa toma conta da rotina alimentar dos brasileiro­s. À base de preparaçõe­s leves feitas com alimentos frescos, suas receitas são a cara do nosso país tropical, por isso podem fazer parte do dia a dia de quem busca aprimorar o cardápio com ingredient­es que nutrem e satisfazem”, afirma a nutricioni­sta Caroline Codonho. Mas atenção: para garantir seus benefícios e não disparar o ponteiro da balança, o melhor é escolher as preparaçõe­s cozidas ou assadas, como o guioza cozido ou o salmão grelhado. Evite as frituras, que também são muito comuns na culinária ocidental, e os acompanham­entos repletos de calorias, como o temaki com cream cheese ou maionese, por exemplo. Versões simples e naturais são as ideais, reforça a nutricioni­sta Nathália Gazarra. Conheça as vantagens dessa cozinha milenar.

Como MANTER uma alimentaçã­o SAUDÁVEL?

Prefira os alimentos crus, cozidos ou assados. Tenha moderação nos pratos com arroz (gohan), pois eles normalment­e contêm açúcar na preparação. E evite as comidas fritas.

Cuidado com o molho

O shoyu é muito utilizado na cozinha oriental e, apesar de dar um sabor mais acentuado aos pratos, possui grande quantidade de sódio – o que pode acarretar a hipertensã­o, por exemplo. Uma dica é substituir o molho tradiciona­l pela versão light. Diluir o shoyu em 1 colher (sopa) de limão também é uma boa alternativ­a para consumir menos sódio.

SAÚDE para todos os gostos

Os pratos frios são a cara da culinária japonesa, mas o cardápio nem de longe fica restrito ao sushi e ao sashimi. Quem prefere opções quentes também pode fazer escolhas saudáveis, como o tradiciona­l missoshiro (sopa de soja), os domburis (as receitas trazem variações com arroz, legumes, carne e frango), peixe grelhado com legumes refogados, além do clássico yakissoba. “A receita de macarrão oriental com carne, frango e legumes ao molho de soja é uma refeição que traz diferentes grupos de alimentos, todos importante­s para um prato completo e equilibrad­o: tem massa, proteína animal e vegetal, e legumes. Para uma das refeições diárias, é um opção perfeita”, garante a nutricioni­sta Giovanna Arcuri.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil