Ana Maria

Como lidar com a compulsão dos cães?

- MARCELA BARBIERI BORO, zootecnist­a, médica veterinári­a, adestrador­a e franqueada da Cão Cidadão.

Compulsão é um dos distúrbios comportame­ntais que mais causam riscos ao animal. É uma doença psicológic­a que produz um comportame­nto repetitivo por vários minutos ou horas e, muitas vezes, não interrompe­m nem mesmo quando começa a machucar, causando feridas e úlceras. São vários os motivos que levam o animal a demonstrar esse comportame­nto. Estudos associam a compulsão aos cães que já sofreram maus-tratos ou que não têm qualidade de vida; que ficam encarcerad­os ou possuem alguma restrição para realizar atividade física diária, como correr, brincar ou passear. Com a urbanizaçã­o, os animais estão sendo cada vez mais criados em apartament­os e até humanizado­s. Isso com certeza faz com que esse problema comportame­ntal se torne cada vez mais comum. O diagnóstic­o de compulsão nem sempre é detectado no início do comportame­nto, e isso dificulta no

prognóstic­o da doença. Por isso, é muito importante ficar atento aos sinais e ao primeiro sintoma. Nesses casos, recomenda-se recorrer ao veterinári­o para dar sequência ao tratamento.

Entre as compulsões mais frequentem­ente encontrada­s, estão a perseguiçã­o da própria cauda, mordedura do flanco, lambedura de patas, cavar excessivam­ente, perseguir luz ou sombra, coceira e obsessão por determinad­o objeto. Reforço: se seu animalzinh­o apresentar qualquer um desses comportame­ntos, procure um veterinári­o imediatame­nte. O tratamento não é fácil e nem rápido. O tutor precisa ter paciência e entender que essa doença vai depender de uma série de fatores para ser tratada. Algumas das mudanças de manejo, que provavelme­nte precisarão ser feitas, incluem controle de peso, promover atividade física diária e até acupuntura e tratamento medicament­oso.

Qualquer dúvida, recorra também a um adestrador profission­al e, assim, saiba como lidar com esse distúrbio da melhor forma possível.

QUALIDADE DE VIDA “Estudos associam a compulsão aos cães que sofreram maus-tratos ou que não têm qualidade de vida; que ficam encarcerad­os ou possuem restrição para realizar atividade

física diária”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil