Ana Maria

Aprendamos a estender as MÃOS

-

Como no milagre de Pedro na cura de um paralítico, em nome de Cristo, a mão de Jesus é a nossa mão estendida para ajudar o outro

Em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda

(At 3, 3-6): a cura de um paralítico de nascença que agora caminha, anda e louva a Deus. Devemos refletir sobre a primeira narração de cura do Livro dos Apóstolos e enaltecer a ação concreta dos Apóstolos Pedro e João, que testemunha­ram a verdade do anúncio do Evangelho, demonstran­do como agem em nome de Cristo.”

Recordemos ainda a lei da época, que impedia oferecer sacrifício­s a quem tinha algum tipo de deficiênci­a física, em consequênc­ia de alguma culpa. Mas, como narra o Evangelho, o paralítico, paradigma de tantos exclusos e descartado­s da sociedade, estava ali para pedir a esmola de todos os dias, quando os Apóstolos trocaram olhares com ele e Pedro disse: “Não tenho prata, nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda” (At 3, 3-6).” Essa foi a relação estabeleci­da entre o paralítico e os Apóstolos, o mesmo modo em que Deus ama se manifestar na relação, sempre no diálogo, com a inspiração do coração, através de um encontro real entre as pessoas, que pode acontecer só no amor.”

Jesus sempre pega a mão, procura levantar, fazendo com que as pessoas se curem, sejam felizes e encontrem Deus. Essa atitude se caracteriz­a pela delicadeza com o próximo, dando sinais de proximidad­e, como a troca respeitosa e cheia de compaixão de olhares.”

Quantas vezes paro para pensar quando vejo alguma paróquia julgar mais importante o dinheiro que os sacramento­s... Por favor, peçamos ao Senhor: Igreja pobre! Porque a Igreja verdadeira é aquela que vê quem está em dificuldad­e, sabe olhar a humanidade no rosto para criar relações significat­ivas, pontes de amizade e solidaried­ade no lugar de barreiras, que se sente mãe de todos, que sabe pegar na mão e acompanhar para se levantar.”

E isso fazem os dois Apóstolos com o paralítico: olham ele, dizem “olhe para nós”, seguram a sua mão, o fazem se levantar e o curam. Assim faz Jesus com todos nós. Pensemos nisso quando estivermos em momentos ruins, em momentos de pecado, em momentos de tristeza. Aí está Jesus, que diz: “Olhe para mim: eu estou aqui!”. Vamos pegar na mão Dele e deixar que nos levante. Não esqueçamos: sempre a mão estendida para ajudar o outro a se erguer; é a mão de Jesus que, através da nossa mão, ajuda os outros a se levantar.”

A PALAVRA DO FRANCISCO O conteúdo desta página é extraído da missa que o Santo Padre celebra toda manhã na Casa Santa Marta, nas dependênci­as do Estado do Vaticano.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil