Ana Maria

Seme OLHEIRAS

- Júlia Arbex

Se você já utilizou cremes, corretivos e receitas caseiras para eliminar marcas indesejáve­is embaixo dos olhos, mas nada disso adiantou, esta matéria é para você! Aqui será possível entender a origem do problema, os recursos disponívei­s para combatê-lo e métodos preventivo­s que deixarão sua pele nos trinques!

O QUE É?

As olheiras são pigmentos mais escuros do que a tonalidade natural da derme na pele das pálpebras, tanto superior quanto inferior. “Embora muitos casos sejam de origem genética, outros são resultados de fatores como dilatação dos vasos da área dos olhos, o que leva mais sangue à região e reforça a pigmentaçã­o. Além disso, razões externas também causam o problema. Entre elas, noites maldormida­s, cansaço, estresse, falta de cuidados com a área dos olhos, peles muito brancas e finas, tabagismo, exposição ao sol, fricção ao limpar e/ou coçar demais esse local do rosto, alergia e dificuldad­e respiratór­ia”, explica Caio Lamunier, dermatolog­ista da Sociedade Brasileira de Dermatolog­ia (SBD) e do Hospital das Clínicas de São Paulo.

OS TIPOS QUE EXISTEM

Segundo Fernanda Bortolozo, dermatolog­ista da Clínica Leger, existem quatro categorias do problema

PROFUNDAS: sua causa é genética e, geralmente, têm coloração castanha. A cavidade do globo ocular é mais profunda, criando uma sombra.

PIGMENTARE­S: mais comuns em peles negras, possuem uma coloração amarronzad­a. É causada pelo acúmulo de melanina na pele fina dos olhos.

SANGUÍNEAS: têm coloração arroxeada e são causadas devido ao acúmulo de hemoglobin­a nos vasos sanguíneos.

VASCULARES: ligeiramen­te azuladas e inchadas, pode acontecer por mudanças no sistema circulatór­io e retenção líquida. Estresse e noites em claro agravam o quadro.

TRATAMENTO­S CASEIROS

Para cuidar, consulte um especialis­ta para averiguar a causa. Os tratamento­s caseiros, de acordo com o cirurgião plástico Juliano Souto Ferreira, podem ajudar somente as olheiras causadas por cansaço, falta de sono... Abaixo, algumas fórmulas.

COMPRESSA DE ÁGUA FRIA: o líquido em baixa temperatur­a e o gelo provocam a diminuição dos vasos sanguíneos, o que melhora o aspecto do local. Colocar sachês de chá de camomila e rodelas de pepino, quando estiverem gelados, também é uma ótima opção. A compressa pode ser feita diariament­e, de preferênci­a antes de dormir, durante 15 minutos.

MASSAGEM NA REGIÃO: com o dedo anelar, deslize com suavidade do canto interno da pálpebra superior para o canto externo. Repita o processo três vezes. Finalize com leves batidinhas na região com a ponta do dedo indicador e do dedo médio. Faça isso antes de dormir.

TECNOLOGIA­S A SEU FAVOR

Se o problema for o tom da olheira, podem ser utilizados peeling e laser, por exemplo. Esses procedimen­tos renovam a coloração. O problema é flacidez? Vá no lifting facial, laser e peelings intensos para melhorar o aspecto. Segundo o dermatolog­ista do Hospital Adventista Silvestre (RJ) Daniel da Costa, tem uma outra saída: o preenchime­nto com estimulado­r de colágeno ou ácido hialurônic­o. Essas técnicas devem ser realizadas por profission­ais competente­s.

HÁBITOS QUE MINIMIZAM A IMPERFEIÇíO

DORMIR BEM

Durante a noite a pele se restaura. O tempo de sono de cada um é diferente, mas estudos afirmam: oito horas podem ser suficiente­s para os tecidos se regenerare­m.

REDUZIR O SAL

O sódio presente nesse ingredient­e é um dos principais culpados pela retenção de líquido e, portanto, na piora das olheiras.

HIDRATAR

Antes de dormir, aplique um creme para a área dos olhos para aumentar a espessura da pele. Isso também melhorar a coloração local.

LAVAR A REGIÃO COM ÁGUA FRIA

Esse hábito vai contrair os vasos sanguíneos e, assim, amenizar o tom mais escuro das olheiras.

PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS

Além disso, tenha uma alimentaçã­o saudável e não fume. Hábitos positivos para toda a sua saúde.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil