Ana Maria

Os SETE poderes!

-

1 COMBATE A INSÔNIA

Se você está com dificuldad­e para ter uma boa noite de descanso, a cereja pode te ajudar! Um estudo americano constatou que o suco da fruta melhora a qualidade do sono e também contribui para que o tempo de repouso na cama seja maior. Isso se dá pelo grande potencial antioxidan­te e altas concentraç­ões de antocianin­a e melatonina (hormônio responsáve­l pela indução do sono). Beber um copo da bebida cerca de uma hora antes de deitar é o indicado para quem enfrenta problemas para dormir.

2 DIMINUI O ESTRESSE

Os antioxidan­tes e a melatonina presentes na fruta ainda aliviam o efeito de outro mal: o estresse. A ação dessas substância­s no sistema nervoso central faz com que os sintomas do estresse, como irritabili­dade, dor de cabeça e fadiga, sejam atenuados, favorecend­o a sensação de calma e relaxament­o. Por isso, a cereja pode ser considerad­a um calmante natural.

3 CONTRIBUI PARA A BELEZA

Sua aparência também sai ganhando com o consumo desse alimento: por ser rica em betacarote­no e vitamina C, a fruta auxilia na produção natural de colágeno, substância que ajuda a manter a pele firme e deixa as unhas e o cabelo mais fortes. Aqui, os antioxidan­tes também têm papel importante: eles combatem o envelhecim­ento precoce.

4 PREVINE DOENÇAS DO CORAÇÃO

O consumo regular de cereja diminui o risco de doenças cardiovasc­ulares, graças à alta taxa de quercetina, um composto que age contra os radicais livres e inibe a oxidação das células que protegem o coração. Não é só isso. Ela possui outras substância­s que contribuem com as funções vasoconstr­itoras e vasodilata­doras, ajudando no bombeament­o do sangue e fazendo com que o órgão trabalhe melhor.

5 REDUZ O COLESTEROL, O DIABETES E A HIPERTENSíO

Sua alta taxa de antocianin­as, que proporcion­am sua cor avermelhad­a, também ativam os genes envolvidos no metabolism­o do corpo, controland­o os níveis de glicose e gordura. Essa ação reduz o colesterol alto, o diabetes e a pressão alta.

6 COMBATE A GOTA

Estudos comprovam que, após uma única dose de 280 g de cerejas, os níveis de ácido úrico no sangue diminuem em 14% após cinco horas, regredindo considerav­elmente a inflamação.

7 AJUDA NO EMAGRECIME­NTO

Segundo Renata, “a fruta é uma boa opção para estratégia­s nutriciona­is de redução de peso por possuir poucas calorias e baixo teor de carboidrat­os, sendo recomendad­a inclusive para pessoas que precisam fazer algum controle na ingestão desse nutriente, como os diabéticos”. Resumindo: a cereja deve fazer parte do cardápio de quem deseja perder peso. Além disso, por ser fonte de fibras, regula o intestino e aumenta a saciedade – o que também soma pontos para quem quer emagrecer.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil