Ana Maria

O caminho de Jesus indica o SERVIÇO

-

O caminho que Jesus indica é o serviço, mas com frequência na

Igreja buscam-se poder, dinheiro e vaidade. Esses não são os maiores bens

O maior é aquele que serve mais, quem está mais a serviço dos outros, e não aquele que se vangloria, que busca o poder, o dinheiro, a vaidade, o orgulho... Não, esses não são os maiores.

E o que aconteceu aqui com os apóstolos, inclusive com a mãe de João e Tiago, é uma história que acontece todos os dias na Igreja, em cada comunidade. Mas, entre nós, quem é o maior? Quem comanda? As ambições...”

Em cada comunidade – nas paróquias ou nas instituiçõ­es – sempre existe essa vontade de galgar, de ter poder. Na verdade, a vontade mundana de estar com o poder acontece nas paróquias, nos colégios e também nos episcopado­s, uma atitude que não é a atitude de Jesus, que veio para servir e ensinar o serviço e a humildade.”

Todos somos tentados pelas atitudes de poder e de vaidade. Por isso, peçamos ao Senhor que nos ilumine para entendermo­s que o espírito mundano é inimigo de Deus. Todos nós somos tentados a destruir o outro para subir mais. É uma tentação mundana, mas que divide e destrói a Igreja, não é o Espírito de Jesus.”

Explorar os trabalhado­res para enriquecer é ser como sanguessug­as e isso também é um pecado mortal. Não se pode servir Deus e as riquezas. Essas tais riquezas são boas em si mesmas, mas erram aqueles que seguem a teologia da prosperida­de. Recordemos o que diz S. Tiago: “Olhai que o salário que não pagaste aos trabalhado­res que ceifaram os vossos campos está a clamar; e os clamores dos ceifeiros chegaram aos ouvidos do Senhor do universo!”

A exploração das pessoas hoje é uma verdadeira escravidão. Viver do sangue das pessoas, repito, é pecado mortal. Pensemos no drama de hoje: a exploração das pessoas, que se tornam escravas, os traficante­s de seres humanos, e não somente aqueles que traficam prostituta­s e crianças para o trabalho infantil, mas aquele tráfico mais ‘civilizado’.”

Que o Senhor nos faça entender aquela simplicida­de que Jesus nos diz: “É mais importante um copo de água em nome de Cristo que todas as riquezas acumuladas com a exploração das pessoas.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil