Car­da­pio da cal­ma­ria

Ana Maria - - NUTRIÇÃO -

1

Acel­ga e es­pi­na­fre: ri­cos em mag­né­sio, es­ti­mu­lam a sen­sa­ção de tran­qui­li­da­de no cé­re­bro.

2

Ba­na­na:

tem al­to te­or de trip­to­fa­no, que tam­bém aju­da na pro­du­ção de se­ro­to­ni­na e, por­tan­to, con­tri­bui pa­ra re­du­zir sin­to­mas de de­pres­são e an­si­e­da­de. 3 Fru­tas ver­me­lhas (amo­ra, fram­bo­e­sa, ce­re­ja, mo­ran­go e gen­gi­bre):

su­as pro­pri­e­da­des an­ti­o­xi­dan­tes re­du­zem os ní­veis de cor­ti­sol, com­ba­ten­do a an­si­e­da­de. 4 Io­gur­te e ve­ge­tais em con­ser­va:

são ri­cos em pro­bió­ti­cos, que, além de re­gu­lar o fun­ci­o­na­men­to do in­tes­ti­no, re­du­zem os sin­to­mas de ir­ri­ta­ção e de­sas­sos­se­go.

5 Se­men­te de abó­bo­ra: con­tém zin­co, es­sen­ci­al pa­ra

o de­sen­vol­vi­men­to ce­re­bral e ner­vo­so. A de­fi­ci­ên­cia do nu­tri­en­te po­de afe­tar ne­ga­ti­va­men­te o hu­mor. Is­so acon­te­ce por­que os mai­o­res lo­cais de ar­ma­ze­na­men­to de zin­co es­tão nas re­giões do cé­re­bro en­vol­vi­das com as emo­ções.

6 Len­ti­lha, fei­jão e as­par­go:

ri­cos em áci­do fó­li­co, atu­am no sis­te­ma ner­vo­so e na pro­du­ção de se­ro­to­ni­na, o hormô­nio do pra­zer, evi­tan­do a de­pres­são.

7 Cas­ta­nha-do-pa­rá:

é ri­ca em se­lê­nio, nu­tri­en­te que me­lho­ra o hu­mor e re­duz a in­fla­ma­ção. Co­mo os ní­veis de in­fla­ma­ção de pes­so­as que so­frem com trans­tor­nos de hu­mor po­dem es­tar ele­va­dos, o se­lê­nio aju­da a re­du­zi-los, pro­mo­ven­do alí­vio.

8 Al­fa­ce:

con­tém lac­tu­ci­na, uma subs­tân­cia com ação cal­man­te, e áci­do fó­li­co, vi­ta­mi­na cu­ja de­fi­ci­ên­cia se as­so­cia à de­pres­são.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.