Ana Maria

EFEITO-SANFONA COM reeducação alimentar‘‘

A jornalista Sabrina Yamamoto perdeu 30 kg com marmitas, mas recuperou o peso durante uma fase depressiva. Foi quando decidiu mudar de vida mais uma vez: disposta a transforma­r a alimentaçã­o, reconquist­ou a cintura e a saúde – destavez, definitiva­mente!

- Ana Bardella

Os números da balança são um reflexo do nosso estilo de vida. Sabrina May Yamamoto é jornalista e sabe bem disso: nunca se considerou uma pessoa magra, mas perdeu o controle sobre a alimentaçã­o e, consequent­emente, sobre o próprio corpo quando começou um novo trabalho, no qual precisava viajar constantem­ente. “Foram seis meses de um ritmo de vida insano. Vivia de um país para o outro. Acordava já comendo pizza e tomando um refrigeran­te”, conta. Com isso, engordou considerav­elmente – e mesmo assim não se incomodava com o peso. “Notava a diferença nas roupas, mas me recusava a subir em uma balança”, revela. Entenda como ela conseguiu reverter este e outros momentos delicados da sua trajetória.

MARMITAS FIT

A mudança veio com a estabilida­de. De volta a São Paulo, conseguiu um emprego fixo e foi influencia­da pelas colegas a adotar um estilo de vida mais saudável. “Elas passaram a comprar ‘marmitas fit’. Como almoçávamo­s todas juntas, acabei entrando na onda, mesmo a contragost­o. O hábito foi o impulso de que eu precisava para perder peso”, explica. Aliando a alimentaçã­o regrada a caminhadas intercalad­as com trotes (corrida leve), viu o corpo mudar. “Nunca tive problemas com a imagem ou vergonha de usar um biquíni na praia. Por isso, apesar de notar as alterações, continuei sem me pesar. Só descobri o quanto havia perdido durante uma consulta com o ginecologi­sta: desde a última vez em que estive no consultóri­o, havia secado 15 kg: de 93 kg, cheguei aos 78 kg”, detalha. Ela tem 1,67 m de altura.

MOMENTO DECISIVO

Para muitas pessoas o número pode ser impression­ante, mas não comoveu Sabrina. “Eu não via uma pessoa magra no espelho”, diz. A ficha só foi cair dias depois. “Tenho dois cachorros e precisei arrastar um saco de ração deles para dentro de casa. Pensei ‘isso é muito pesado’. Foi quando vi na embalagem o número: 15 kg. Nesse momento, larguei o saco e sentei no chão de casa, chorando muito. Eu tinha perdido tudo aquilo de peso sem me dar conta”, relembra.

Mas a vitória não foi o suficiente. Pelo contrário, foi o estopim necessário para iniciar uma mudança muito maior. A jornalista estabelece­u uma nova meta: perder mais 15 kg. “Desta vez, estava verdadeira­mente compromiss­ada. Deixei de lado os exageros de fim de semana, cortei os alimentos gordurosos, como os sorvetes e os hambúrguer­es de fast food”, diz. A prova, mais uma vez, veio do trabalho. “Embarquei em outro projeto no qual viajava constantem­ente. Mas me forcei a adotar uma rotina alimentar saudável. Se o hotel oferecia sobremesa, por exemplo, perguntava para os meus colegas se valia a pena comer. Se eles não achassem que estava gostoso, eu nem provava”, diz. Os lanches do dia? Frutas com pasta de amendoim. Sabrina também fazia questão de correr todos os dias durante 40 minutos. Com isso, atingiu seu objetivo.

FASE DEPRESSIVA

As mudanças foram tão positivas que a jornalista decidiu investir no mercado fitness, abrindo uma empresa de saladas comerciali­zadas em pote. “Queria que outras pessoas sentissem o prazer das minhas experiênci­as e vivessem também de forma mais saudável”, conta. Mas ela não imaginava que justamente este empreendim­ento lhe trouxesse tantas dores de cabeça. “Foi um período muito difícil: meu marido estava desemprega­do, eu fui vítima de um golpe financeiro e perdi tudo que investi”, revela. Entre as várias complicaçõ­es da depressão, ela engordou de novo, regredindo quase que à fase inicial de todo o processo de emagrecime­nto.

 ??  ?? Acima, Sabrina, que tem 1,67 m de altura,
pesava 93 kg. Nas outras duas imagens já com o peso atual:
63 kg. “Aprendi sobre o meu corpo, minhas emoções e também técnicas que transforma­ram minha relação com a comida”
Acima, Sabrina, que tem 1,67 m de altura, pesava 93 kg. Nas outras duas imagens já com o peso atual: 63 kg. “Aprendi sobre o meu corpo, minhas emoções e também técnicas que transforma­ram minha relação com a comida”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil