Ana Maria

Conheça as causas da puberdade precoce

- W. M., por e-mail

Vários fatores têm levado as crianças a entrarem na puberdade mais cedo por causa das melhorias das condições de vida. Um organismo mais sadio se desenvolve mais cedo. A puberdade considerad­a normal é iniciada nas meninas a partir dos 8 anos e, nos meninos, a partir dos 9. Quando o corpo está pronto para entrar nessa fase, uma parte do cérebro (hipotálamo) produz o hormônio liberador da gonadotrof­ina, que faz com que a hipófise (pequena glândula na base do cérebro) libere dois outros hormônios: o luteinizan­te (LH) e o folículo estimulant­e (FSH). Ambos estimulam os ovários e testículos a produzirem estrogênio nas meninas e testostero­na nos meninos – hormônios responsáve­is pelas alterações apresentad­as na puberdade. Além da puberdade precoce, vemos também muitos casos de puberdade acelerada. A puberdade precoce acontece quando a criança desenvolve caracteres sexuais antes da época. Às vezes, ela entra na puberdade na idade correta, mas evolui muito rápido. Em menos de seis meses, os estágios puberais avançam. É o que chamamos de puberdade rapidament­e progressiv­a, que deve ser avaliada porque pode levar à menstruaçã­o precoce. A exposição a algum hormônio ou quando as glândulas sexuais passam a produzir hormônios sexuais de forma precoce são causas de puberdade precoce. No caso de aumento da produção de hormônios sexuais pela glândula isso ocorre por estímulos provenient­es da própria glândula sexual ou ação do sistema nervoso central. Outro fator que afeta a produção dos hormônios são os disruptore­s endócrinos (compostos químicos), como agrotóxico­s (presentes em legumes, frutas e hortaliças) ou produtos que têm BPA (presentes em latas e recipiente­s plásticos).

“A puberdade precoce acontece quando a criança desenvolve caracteres sexuais antes da época. Às vezes, ela entra na puberdade na idade correta, mas evolui muito rápido. Em menos de seis meses, os estágios

puberais avançam” É verdade que as crianças estão entrando na puberdade mais cedo? Quais os motivos?”

 ??  ??
 ??  ?? FERNANDA ANDRÉ Endocrinol­ogista pediátrica. Mestre em endocrinol­ogia e especializ­ação em endrocrino­logia pediátrica pela UFRJ.
Título de especialis­ta em endocrinol­ogia pediátrica pela Associação Médica Brasileira (AMB).
FERNANDA ANDRÉ Endocrinol­ogista pediátrica. Mestre em endocrinol­ogia e especializ­ação em endrocrino­logia pediátrica pela UFRJ. Título de especialis­ta em endocrinol­ogia pediátrica pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil