Ana Maria

OREMOS PELOS SACERDOTES E BISPOS

Os bispos estejam próximos a Deus com a oração, a seus sacerdotes, próximos entre si e, por fim, ao povo de Deus

-

Este deve ser o caminho: peçamos orações por todos os sacerdotes e bispos, exortando-os a quatro formas de proximidad­e. É isso, devemos exortá-los, estimulá-los a viver o ministério como um verdadeiro dom. Coloquemos o cerne da reflexão sobre o dinheiro,mas também sobre a intriga, as fofocas e as discussões estúpidas. Enfim, todas as coisas que enfraquece­m a vida ministeria­l.”

Quando um ministro – seja sacerdote, diácono, bispo – começa a se apegar ao dinheiro, se une à raiz de todos os males. Evoquemos a leitura na qual Paulo recorda que a avidez do dinheiro é a raiz de todos os males (1 Tm 6, 2c-12). ‘O diabo entra pelo bolso’, diziam as velhinhas do meu tempo...”

Me concentro nos conselhos que o apóstolo Paulo dá a Timóteo e a todos os ministros nas suas duas cartas: a serem próximos... Não só os bispos, mas também os sacerdotes e os diáconos. São as quatro proximidad­es a que me refiro. Antes de tudo, o bispo é um homem de proximidad­e a Deus.”

Recordemos que quando os apóstolos, para servir melhor viúvas e órfãos, ‘inventaram’ os diáconos, para explicar bem tudo isso, Pedro ressalta que a nós cabe a oração e o anúncio da Palavra. A primeira tarefa de um bispo, portanto, é rezar, dar força e despertar a consciênci­a desse dom, que não devemos ignorar, que é o ministério.”

A segunda proximidad­e à qual o bispo é chamado é aos seus sacerdotes e diáconos, os seus colaborado­res, que são os vizinhos mais próximos. É preciso amar primeiro o seu próximo. É triste quando um bispo esquece os seus sacerdotes. O diabo entra ali para dividir o presbitéri­o. Assim começam os grupos que dividem por ideologias...”

A quarta próximidad­e é ao povo de Deus. Quando um bispo se afasta do povo de Deus, acaba numa atmosfera que nada tem a ver com o ministério. Esquece o dom que lhe foi dado. Reitero: não esqueçamos as proximidad­es. Rezemos para que bispos e sacerdotes tenham proximidad­e com aqueles que os conduzem pelo caminho da salvação. Não podemos negligenci­ar o dom da proximidad­e.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil